Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

20 de junho de 2013

Entenda os impostos na nota fiscal da sua empresa



Vale a pena entender os impostos que incidem sobre todos as vendas e também pesquisar as particularidades do seu setor

Venda feita. Dinheiro na conta! Esse é um dos momentos de êxtase de qualquer empreendedor, pois marca o fim bem
sucedido do primeiro ciclo com seu cliente. Claro, todos também queremos que ele fique feliz com o produto e volte a comprar, mas aí são outros quinhentos.
Legal, dinheiro na conta. A primeira ação a se fazer depois dessa maravilhosa constatação é emitir a nota fiscal. Por que isso? Porque é lei. Porque o seu cliente precisa disso para justificar seu gasto e, claro, é uma exigência garantida a ele por (adivinha só) lei. Porque só assim você conseguirá pagar os devidos impostos, o que está previsto na…. lei.
Apesar dos impostos no Brasil serem pesados, apenas fazendo da maneira correta conseguiremos reivindicar qualquer mudança. Dê o exemplo.
Agora vem a parte importante, onde muita gente se confunde: quais impostos eu tenho que pagar? Depende. Depende se você vende produtos ou serviços, se você os produz, se importa, se exporta, se revende, do seu estado e da sua cidade.
A lista de impostos abaixo está organizada tentando esclarecer um pouco essa burocracia.
Impostos que incidem sobre qualquer nota fiscal
IRPJImposto de renda de pessoa jurídica
CofinsContribuição parafinanciamento da seguridade social
PISPrograma de integração social (financia seguro desemprego)
CSLLContribuição social sobre lucro líquido
ISSQNImposto sobre serviço de qualquer natureza. É municipal e varia entre 2 e 5%.

A maioria varia de acordo com o regime tributário escolhido (Simples, lucro presumido ou lucro real) e com o setor de atividade.

Impostos sobre produtos
ICMSImposto sobre circulação de mercadorias e serviços (as alíquotas dependem do estado origem e destino)
IPIImposto sobre produto industrializado
IIImposto sobre importação (se for o caso)
IEImposto sobre exportação (se for o caso)
IOFImposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro (se for o caso)

Retenções na fonte
Em alguns casos, existe a retenção na fonte. Basicamente o seu cliente lhe pagará menos diretamente, mas terá que pagar impostos por você. Isso funciona para o adiantamento do pagamento de certos tributos.
Para valores acima de certas faixas (variando por setor), podem existir retenções parciais de impostos como IRPJ, PIS, Cofins, CSLL e até ISS.
Para determinados tipos de serviços, pode haver uma retenção de 11% de INSS (imposto incidente sobre a folha de pagamentos).
Simples
Resumidamente, há um abatimento sobre o conjunto e, outra vantagem, você paga tudo através de uma cobrança única. Então sim, vale a pena – pra conseguir isso, busque um objeto social compatível na hora de abrir sua empresa.
Conclusão
Claro, exceções sempre existem, como impostos a mais ou a menos para determinados setores de atividade. Por isso é sempre legal você saber as particularidades para o seu setor.
Sim, isso dá trabalho, então se organize para fazer isso ou ter alguém responsável. E, claro, o seu contador deve lhe dar todo o suporte possível.
A Automatizando oferece impressoras fiscais e caixas registradoras que emitem notas ficais com imposto. Entre no site ou converse com uma de nossas vendedoras para mais informações!
Curta nossa página no Facebook!
Fonte: Exame
VEJA TAMBÉM:

Como armazenar as notas fiscais