7 erros comuns que você deve evitar em seu blog corporativo
Muitas empresas caem no erro de criar um blog corporativo somente porque “está na moda” ou porque leram na Internet que ter um blog ajuda a empresa a vender e se relacionar com os clientes. Não é necessário nem dizer que, quando esses
blogs vão ao ar, geralmente com pressa, eles não trazem o resultado esperado. Infelizmente blogs não são sites mágicos que irão ajudar sua empresa de um dia para o outro.
As razões para um blog não trazer resultados são vário e para evitar que isso aconteça com você, aqui estão alguns dos erros mais comuns cometidos por blogs corporativos para que você saiba identificá-los e evitá-los:
1. Não traçar uma estratégia
Essa é uma regra geral que vale para quase tudo no mundo dos negócio e, obviamente, também se aplica ao seu blog corporativo. Se você acha que dá para lançar um blog e seguir a famosa tática do “vamos ver no que dá”, prepare-se para ter uma grande decepção.
Sua estratégia de marketing de conteúdo precisa ter no mínimo um objetivo definido, um plano de ação e um plano editorial. Com certeza algo irá mudar no meio do caminho, mas é importante ter uma direção a se seguir desde o início, para não acabar andando em círculos.
2. Não manter uma frequência de postagem
O ministério da saúde adverte: blog parado dengue. Ou algo parecido. Esse é talvez o maior pecado cometido pela empresas em seus blogs corporativos, que são criados em algum momento de empolgação mas são rapidamente abandonados por darem mais trabalho que o esperado.
É melhor você não ter blog nenhum do que possuir um blog que não é atualizado há anos, pois isso depõe contra sua empresa. Não é necessário colocar conteúdo novo todo dia, mas pelo menos uma vez por semana é essencial.
3. Ignorar as mídias sociais
Não transforme seu blog em uma ilha, pois ninguém possui o mapa de como chegar lá. Use e abuse (com moderação) das redes sociais, pois elas são uma das melhores maneiras de divulgar o conteúdo que você criou e trazer o público para seu blog. Além disso, é nas redes sociais que você irá interagir e gerar engajamento com seus leitores.
Por isso sempre que postar alguma novidade compartilhe no Twitter e publique na sua página do Facebook. Coloque botões de compartilhamento no layout de seu blog para que os leitores possam fazê-lo sem atrito. Tudo isso irá aumentar significativamente sua audiência.
4. Falar somente da empresa e seus produtos
Eu sei que você provavelmente está orgulhoso com sua empresa e com seus produtos e quer mostrá-los para todo mundo em todos os canais possíveis, mas aqui vai uma dica importante: resista a tentação! Se você transformar seu blog em uma central de press releases você não estará gerando nenhum valor para seu leitor e ninguém irá lê-lo.
O objetivo de um bom blog corporativo é trazer novos conhecimentos que sejam interessantes para seu público para, aos poucos, gerar um relacionamento deste com sua marca. Por isso foque em gerar conteúdos interessante e/ou divertidos e não olhe somente para o próprio umbigo, ninguém gosta disso.
5. Desconhecer seu público
Todo bom escritor sabe que a melhor maneira de se criar um texto de sucesso é se colocando no papel do leitor e essa regra vale também para os blogs corporativos. Se você não souber com quem está conversando, como saberá sobre o que falar e que linguagem usar?
Geralmente o público-alvo do seu blog será o mesmo da sua empresa, mas para conseguir entregar um conteúdo realmente engajante você terá que se aprofundar ainda mais na personalidade desse público e entender o que ele busca, como se comunica e o que lhe interessa.
6. Esquecer do lado técnico
Isso pode parecer chato para a maioria das pessoas, mas é muito importante: a plataforma que você escolher para seu blog deve estar otimizada para que seus visitantes tenham uma boa experiência e para que seu conteúdo seja encontrando mais facilmente. Seu blog não pode estar cheio de problemas, que irão irritar seu leitor, deve estar otimizado para SEO, com coleta de dados e com um layout bacana.
Se você não possui alguém para cuidar da parte técnica, então o melhor é apelar para algum serviço como o WordPress.com, Tumblr ou Blogger, que já são otimizados e não dão trabalho.
7. Impaciência
O investimento em marketing de conteúdo não é igual o investimento em publicidade, ou seja, os resultados demoram para aparecer, mas quando aparecem são sólidos e duradouros. Se tornar uma referência de conteúdo em seu mercado é algo que dá trabalho e toma tempo, mas quando isso acontece a percepção de sua marca se torna positiva e sua presença no mercado também.
Por isso tenha paciência, pequeno gafanhoto, pois uma estratégia de marketing bem planejada e implementada tem o potencial de trazer bons frutos no futuro.
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Fonte: Rock Content
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