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26 de abril de 2013

Quanto você investe no seu cliente?



Quanto você investe para manter e conquistar novos clientes? 

Se você acha a pergunta difícil, pense em uma venda de R$ 100,00. A cada 100 reais, quanto desse valor você reinveste em mídia, divulgação, treinamento e comissões para gerar novas vendas?

Resumindo, esse é o assunto desse artigo. Você pode chamar de budget, verba ou mesmo investimento. Seja o que for, o que importa é ter o número. 

O que é budget?

Do inglês significa uma quantidade de dinheiro definida para realizar algo. Na gíria de mercado publicitário, o valor que a empresa dispõe para investir na sua campanha no ano. Imagine toda a verba necessária para os anúncios, produção, campanha e mídia. Tudo.

Mas calma, o valor em si não interessa muito nesse momento. A pergunte é ou você tem, ou ainda não tem?
Para quem disse sim, ótimo. Para quem não sabe… que tal uma ajudinha?

Por que preciso de um budget?

Para quem ainda não tem ou mesmo não acha motivo para um budget, vale a dica: budget é um valor de cada uma das suas vendas que você vai utilizar para reinvestir em marketing (seja mídia, publicidade ou redes sociais), e então ter novas vendas. Resumindo: quanto você vai reinvestir, para vender mais.

Você pode até achar que não tem, mas todo seu investimento em atendimento, divulgação, TV, rádio ou jornal, todas as comissões de venda ou mesmo e-mail marketing, quem paga é o seu budget. Se ele está escondido, experimente somar tudo o que você gastou no ano passado e dividir pelas suas vendas. Esse número, esse percentual, foi o seu budget. Agora até rola saber a cada R$ 100,00 em compras, quanto você investiu.

Como calcular?

Por incrível que pareça, pode esquecer essa de contabilizar seus custos, equipe e etc… basicamente você precisa decidir, isso mesmo, decidir. A cada R$ 100,00 em compras, quanto vou investir? Simples assim.

E para você ter um exemplo, em mercados em escala, onde os produtos têm margens super apertadas, 5% é um bom começo. Agora se seu mercado é digital, onde investir é gerar mais, você pode pensar entre 10-20%. Mas agora, se é de luxo, vale muito mais que o valor real do produto, nesse caso, pense em 40%. Isso mesmo, 40%. Ou você imagina que seu jeans super badalado custa mesmo 300 reais para fazer ou será que esse valor não é por causa da mídia, modelos, campanhas e tudo mais incluso na marca?

Para mim, seja quanto for, você precisa decidir quanto investir logo!

E como utilizar?

Agora você já sabe o papel de agências de publicidade, marketing ou redes sociais. São pessoas super qualificadas em como usar a sua verba, o valor da venda que você vai investir para gerar mais, para realmente fazer mais. Seja como for, qual o canal ou o meio, aqui está o seu mérito de escolher um time bacana para fazer você vender cada vez mais. E mais venda significa? Mais budget para vender ainda mais.

Uma última dica: das suas vendas, qual o valor percentual que é pago pelos seus clientes atuais e qual o % é relativo a novos clientes? Isso mesmo, quando vem de cada? E quanto você investe em cada? Parece brincadeira, mas boa parte de quem planeja uma campanha, esquece de fazer exatamente essa pergunta.

Se Kotler já dizia, mais barato manter que gerar novo, veja como está seu investimento e os resultados. Lembre apenas de ter claro os melhores canais, os valores e onde você deve realmente investir. =)

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Fonte: Midia boom

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