Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

25 de fevereiro de 2013

5 dicas para dizer não, sem se sentir culpado



Muitas pessoas simplesmente não conseguem dizer não e acabam tornando-se subservientes. Dizer sim quando é necessário dizer não é uma tarefa muito complexa. Pensando nisso, o autor Duke Robinson sugeriu
5 cenários comuns onde você pode observar o uso da negação.

1. Pedido: Um amigo pede um empréstimo digno de Donald Trump.

O que você deve dizer: “Eu queria poder ajudar, mas tenho uma regra de não emprestar dinheiro aos amigos”.
Por que funciona: Você não está mostrando que desconfia da pessoa.
Por que você não deve sentir-se culpado: Emprestar qualquer quantia de dinheiro pode causar problemas, diz Don Gabor. “A natureza de seu relacionamento pode mudar se a pessoa não lhe pagar de volta.”
Como evitar essa situação no futuro: Nunca empreste dinheiro a amigos e nunca terá problemas.


2. Pedido: Um colega de trabalho quer que você colabore com R$ 50 para comprar um presente para um outro colega que você não tem tanto contato.

O que você deve dizer: “Olha, eu nunca tive uma conversa com ele(a). Acho que só vou lhe desejar um feliz aniversário pessoalmente.”
Por que funciona: As possibilidades são – a pessoa que cobra a doação não tem ideia do quão próximo você é do destinatário. Ao esclarecer a natureza de seu relacionamento e enfatizar a sua intenção de conhecer melhor a outra pessoa, o panorama pode ser diferente, da próxima vez.
Por que você não deve se sentir culpado: “A doação não é um dom, se é uma obrigação”, dizem os escritores de etiqueta Kim Izzo e Ceri Marsh.
Como evitar essa situação no futuro: Se dar presente a colegas de trabalho está ficando fora de controle, assuma a liderança na restauração da sanidade, deixando claro que não quer que façam o mesmo em seu aniversário. Logo, você se mostra contrário à pratica.


3. Pedido: Você recebe uma promoção que não quer. Mesmo que isso signifique mais dinheiro, também exige mais horas de trabalho e mais responsabilidade.

O que você deve dizer: “Estou lisonjeado por saber que você me quer neste cargo, mas por motivos pessoais não posso aceitá-lo. Talvez, em um ano, as coisas se tornem diferentes. Podemos falar de novo se as circunstâncias mudarem?”
Por que funciona: Se você está preso neste dilema invejável, seu chefe vai entender que você tem prioridades pessoais que prevalecem.
Por que você não deve se sentir culpado: Ao dizer não a mais tempo no escritório, você está dizendo sim para outras coisas que você estima, sejam elas longas caminhadas sozinho ao entardecer ou mais tempo com seus filhos.
Como evitar essa situação no futuro: “Se uma posição abre-se no seu trabalho, você pode deixar claro que não está na corrida”, sugere Breitman. Ser franco com seu chefe evita que ele tenha um candidato desinteressado.


4. Pedido: Seu chefe pede para você realizar uma tarefa que você considera desinteressante.

O que você deve dizer: “Uau, este é um projeto interessante. Estou muito ocupado com as atribuições ABC agora, então diga-me o que devo priorizar?”
Por que funciona: “Fazer com que seu chefe priorize suas tarefas significa que você não precisa realmente dizer a palavra não, diz Breitman. Mantenha uma lista de todo trabalho extra que você faz.
Por que você não deve se sentir culpado: Você realmente tem bastante trabalho a fazer.
Como evitar essa situação no futuro: Se as tarefas se acumulam sobre sua mesa, é melhor pedir uma reunião com seu chefe. Explique que as atribuições estão influenciando diretamente sua atividade principal. Pergunte se ele quer rever suas atividades (e renegociar seu salário).


5. Pedido: Um amigo pede o seu carro emprestado (porque o dele está na oficina depois de ter batido enquanto falava no telefone celular e desembrulhava uma bala).

O que você deve dizer: “Eu não empresto nada que vale mais de R$ 1 mil.” Você também pode tentar: “Eu não tenho seguro para quando terceiros dirigem o carro”. Se você tiver tempo, ofereça uma carona.
Por que funciona: “Não coloca a culpa em você”, explica o autor Patti Breitman.
Por que você não deve se sentir culpado: “Seu carro é provavelmente a primeira ou segunda coisa mais valiosa que você possui”, afirma Breiman. “Você está protegendo um ativo financeiro grande”. Além disso, se seu amigo estava para entrar em um acidente, você acabou de salvá-lo.
Como evitar essa situação no futuro: Deixe seus amigos saberem que você é um emprestador generoso, mas seu carro está fora dos limites.


VEJA TAMBÉM:

As melhores maneiras de dizer não


FONTE: O BOTECO DA NET