4 passos para começar o planejamento 2013 de sua empresa
Faltando poucos dias para a chegada de 2013, com os feriados, viagens e reuniões de final de ano, alguns empresários ainda não fizeram o planejamento para seu negócio.
Para aqueles que deixaram para a última hora, o presidente da Fran System
, Batista Gigliotti, afirma é importantíssimo um planejamento anual e que ainda dá tempo para fazer um cronograma detalhado e ter bons resultados futuros.
Confira quatro passos que podem fazer a diferença e facilitar esse processo:
Onde estamos neste exato momento
Daqui a 12 meses, onde você quer estar
Ao imaginar ou prever eventuais crises e melhorias do mercado interno, aonde sua empresa quer chegar daqui um ano? Gigliotti ressalta alguns pontos importantes que você deve considerar como a possibilidade de abrir filiais, ter um e-commerce e ampliar atuação no mercado.
Defina metas
Se preciso, busque auxílio externo
para seguir o cronograma. “Lembre-se que atrasar uma meta não significa
que seu plano deve ser abortado”, diz o presidente. “Imprevistos
acontecem, sendo assim, esteja preparado para eles, e, se possível,
atente-se a isto na hora de elaborar o planejamento”.
Liste suas prioridades
Nem tudo pode ser prioridade em um planejamento. Decida o que é mais estratégico para o seu negócio. Às vezes, ações que potencializarão o faturamento não devem ser prioridade.
"Não se esqueça que aumentar o faturamento (e, consequentemente, o trabalho) não adianta nada se a qualidade de seu produto ou serviço for afetada ou tem pouca qualidade. Isso pode significar a perda de clientes e reputação no mercado", finaliza Gigliotti.
Fonte: INFOMONEY
Veja também:
0 comentários:
Postar um comentário