Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

12 de dezembro de 2012

4 passos para começar o planejamento 2013 de sua empresa





Faltando poucos dias para a chegada de 2013, com os feriados, viagens e reuniões de final de ano, alguns empresários ainda não fizeram o planejamento para seu negócio. 

Para aqueles que deixaram para a última hora, o presidente da Fran System
, Batista Gigliotti, afirma é importantíssimo um planejamento anual e que ainda dá tempo para fazer um cronograma detalhado e ter bons resultados futuros.





Confira quatro passos que podem fazer a diferença e facilitar esse processo:



Onde estamos neste exato momento

Antes de planejar as ações de 2013, é preciso que os empreendedores reflitam sobre qual é a real situação de seus negócios - em que patamar a empresa se encontra atualmente, qual é o porte da empresa, perfil de clientes, estruturas, etc.



Daqui a 12 meses, onde você quer estar

Ao imaginar ou prever eventuais crises e melhorias do mercado interno, aonde sua empresa quer chegar daqui um ano? Gigliotti ressalta alguns pontos importantes que você deve considerar como a possibilidade de abrir filiais, ter um e-commerce e ampliar atuação no mercado.



Defina metas 

Se preciso, busque auxílio externo para seguir o cronograma. “Lembre-se que atrasar uma meta não significa que seu plano deve ser abortado”, diz o presidente. “Imprevistos acontecem, sendo assim, esteja preparado para eles, e, se possível, atente-se a isto na hora de elaborar o planejamento”.


Liste suas prioridades

Nem tudo pode ser prioridade em um planejamento. Decida o que é mais estratégico para o seu negócio. Às vezes, ações que potencializarão o faturamento não devem ser prioridade. 
"Não se esqueça que aumentar o faturamento (e, consequentemente, o trabalho) não adianta nada se a qualidade de seu produto ou serviço for afetada ou tem pouca qualidade. Isso pode significar a perda de clientes e reputação no mercado", finaliza Gigliotti.

Fonte: INFOMONEY


Veja também:


O básico da gestão financeira