Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

23 de outubro de 2012

10 dicas para tornar sua empresa mais sustentável



Confira, a seguir, 10 dicas do especialista em sustentabilidade Eduardo Rinaldi Hupfer para tornar sua empresa mais sustentável: 

Gestão financeira 
Todo empreendimento sustentável deve, antes de tudo,
ser economicamente viável e isso só será possível a partir de uma boa gestão financeira. Por meio do acompanhamento e do registro de custos, despesas e receitas, é possível elaborar uma série de indicadores (como lucratividade e rentabilidade) que dão ao empresário uma visão muito mais ampla dos rumos que a empresa está tomando. 

Atenção aos riscos 
Variações de mercado e eventos climáticos extremos (como enchentes e vendavais) são cada vez mais comuns e as empresas devem estar preparadas para mitigar estes riscos. Um bom seguro empresarial e uma reserva financeira de alta liquidez (como CDB e Tesouro Direto) podem ajudar em situações de emergência. 

Separação entre PF e PJ 
Em muitas empresas as contas pessoais dos empresários e da empresa se misturam, o que pode causar grandes problemas no fluxo de caixa. Pagamento de contas residenciais, despesas com supermercado e carro são alguns tipos de gastos pessoais comumente pagos com cartão ou cheque da empresa. Todos esses gastos devem ser separados de acordo com sua origem e o sócio deve sempre retirar o pró-labore em vez de usar a conta empresarial para este fim. 

Missão e Visão 
Ter claro quais são a missão e a visão da empresa é essencial para qualquer tipo de negócio, pois elas mostram aonde a empresa quer chegar e qual caminho deverá trilhar. Todos esses valores devem ser documentados e precisam estar disponíveis de maneira simples e clara para funcionários, clientes e para a sociedade como um todo. Devem ser inspiradores e motivadores. Os colaboradores devem ter orgulho de fazer parte de uma organização com tais valores e a sociedade deve admirar seus princípios. 

Uso de recursos naturais 
Água, energia elétrica, papel e combustível são exemplos de recursos naturais largamente utilizados por empresas de todos os tipos. A redução do uso desses recursos além de tornar a empresa mais sustentável, também pode ter um impacto positivo no faturamento. Ações simples, como usar a iluminação natural vinda de claraboias e janelas, treinar e orientar os funcionários para que não deixem torneiras pingando e luzes acesas sem necessidade e utilizar a frente e o verso de folhas de papel são ótimas maneiras de começar a falar sobre preservação do meio ambiente em sua empresa. Na Automatizando, distribuímos canecas térmicas para todos os funcionários, e não utilizamos mais papel para emissão de pedidos ou qualquer processo interno da empresa.

Opções sustentáveis 
Uma atitude sustentável na produção, venda e comunicação de seus produtos, além de ajudar o meio ambiente, pode melhorar sua competitividade frente à concorrência. Cada vez mais os consumidores têm procurado produtos sustentáveis, como alimentos orgânicos, embalagens recicladas ou recicláveis etc. Use a sustentabilidade a seu favor. Além de fazer bem para o meio ambiente, você faz bem para o seu negócio. 

Lugar de lixo é na reciclagem 
Todas as atividades geram resíduos e empresas que buscam a sustentabilidade devem se preocupar com a destinação de seu lixo. Papel, plástico, metais e vidro devem ser separados e encaminhados para reciclagem enquanto outros resíduos, como lâmpadas fluorescentes, baterias, óleo e materiais para construção precisam ser destinados a ecopontos da prefeitura ou a aterros sanitários especializados. Na Automatizando, temos contato com os catadores de recicláveis da região, dessa forma nós os ajudamos na coleta seletiva e eles nos ajudam com o descarte do material! Isso também é sustentabilidade social!

Sustentabilidade em toda a cadeia 
A implantação dos preceitos da sustentabilidade passa por todos os elos da cadeia produtiva. Procure fornecedores que tenham certificações ou selos de boas práticas socioambientais, como a ISO 14001. Adotando esta atitude, além de agregar valor à sua marca, você evitará o risco de ter sua imagem associada a empresas que praticam atividades ilegais, como o trabalho escravo ou a poluição ambiental. 

Respeito aos funcionários e à sociedade 
Incentive a diversidade entre seus funcionários, seja transparente e procure sempre assinar a carteira de trabalho. Além de garantir uma vida melhor para seu colaborador, você ajudará a diminuir a informalidade e as diferenças socioeconômicas do país. 

Legislação 
Trabalhe para sair da informalidade, não pratique nem incentive atividades ilícitas. Todo cidadão deve zelar pelo bem-estar da comunidade em que vive e a mudança para uma sociedade mais justa passa pelo respeito e pelo cumprimento das leis.

Fonte: colunas.revistapegn.globo.com