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13 de setembro de 2012

Como contratar profissionais de e-commerce



Semanalmente recebo de empresários, pedidos de currículos de alunos e ex-alunos dos cursos de ecommerce e mídias sociais da E-commerce School para preencherem vagas em empresas de diversos portes. Analistas e
gerentes de e-commerce
eram os mais frequentes, mas
ultimamente temos recebido muitos pedidos também para vagas de analistas e gerentes de mídias sociais. 

Por se tratar de áreas distintas, embora relacionadas, nesse artigo vou manter o foco na contratação de profissionais de e-commerce. Todos que trabalham nessa área sabem da dificuldade de se contratar esse tipo de profissional. 

Escuto dizerem com frequencia que “os salários estão inflacionados”. Não concordo. Acho que o profissional de e-commerce deve ser bem remunerado, uma vez que sua atuação é multidisciplinar e suas atribuições estão diretamente ligadas às metas agressivas da empresa, o que exige conhecimentos amplos e pressão constante. 

Nada mais justo que remunerar bem quem traz lucros pra empresa. Então aí vão minhas dicas se você quer contratar gente com potencial: 

1. Pague um bom salário variável: profissionais de e-commerce são bons vendedores. Os melhores vendedores que conheço não olharam apenas para o salário fixo na hora da contratação, eles buscam uma remuneração variável agressiva, com bônus compatíveis às metas que precisarão atingir. Se você quer pagar três mil reais de salário fixo para um profissional que vai vender um milhão de reais por mês, divida os resultados. Não adianta tentar atraí-los apenas com vale-transporte, tíquete-refeição, plano de saúde e massagem. Eles querem mais! Os melhores vendedores online são ambiciosos, sabem que isso representa uma pequenina parte do bônus. 

2. Esqueça a concorrência: contratar funcionários de empresas concorrentes é uma estratégia tradicional do mercado. O e-commerce não é tradicional. Pra você tirar alguém do concorrente, vai ter que pagar mais do que ele recebe atualmente. Sendo assim, porque outro concorrente não poderia tirar essa pessoa de você se pagar mais? Essa estratégia, além de ser cara, traz riscos altos para o negócio e cria um leilão insano no mercado. Se alguém estiver insatisfeito com sua ocupação, vai enviar o currículo pra você, desde que saiba que você está contratando. 

3. Para isso, procure nos lugares certos: os sites de currículos são uma ótima fonte de contratação, mas os profissionais de e-commerce não estão lá. Eles estão em fóruns de discussão, comunidades, listas de discussão, redes sociais e eventos. Use o Twitter, Facebook e Linkedin para saber os grupos dos quais eles participam. Preste atenção nos produtores de conteúdo, blogueiros e tuiteiros. São pessoas antenadas e bem relacionadas que podem te ajudar. 

4. Não busque apenas experiência: forme mão-de-obra e cuide bem dela. Incentive seus funcionários a difundir o conhecimento pela empresa, faça com que as pessoas saibam o que outras as pessoas fazem. Crie um ambiente propício e facilite para que isso aconteça. Faça reuniões frequentes com toda equipe para trocas de experiências. Tome cuidado para deixar todos confortáveis para falar. Grandes talentos em marketing e vendas online podem estar escondidos nas áreas de atendimento ou expedição, por exemplo. 

5. Faculdades de renome: amarradas em grades curriculares aprovadas e reconhecidas pelo MEC, formam muita gente com conhecimentos genéricos. Acredite: o e-commerce não é uma ciência genérica e tampouco reconhecida pelo MEC. Ao invés de olhar para só para faculdade na qual o fulano se formou, preste atenção no perfil da pessoa. Agende entrevistas com psicólogos, publicitários, administradores, engenheiros e etc, com o mesmo entusiasmo. Busque pessoas com perfil digital e vontade de vencer. Os cursos de formação em e-commerce ainda não são dados nas faculdades. 

6. Idade não é problema: conheço profissionais de diversas idades que são referência em e-commerce no Brasil. Dê oportunidade para quem quer começar ou mudar de área. O estudante recém formado pode trazer energia e conectividade para seu negócio. O profissional com experiência em outras áreas pode trazer serenidade em decisões e estratégias importantes.

Enfim, a tarefa de montar uma equipe vencedora é árdua, mas necessária. Comprometimento e multidisciplinaridade são fundamentais. Busque pessoas que saibam executar várias tarefas ao mesmo tempo. Diferencie ambição de ganância. Mas tome cuidado para não contratar gente que nunca comprou pela Internet. Aí não pode!

Autor: Maurício Salvador
Fonte: http://ecommercenews.com.br