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25 de setembro de 2012

4 formas de ganhar a lealdade do seu cliente



Eu recentemente jantei em um restaurante muito antigo, muito famoso em Chicago. Estive refletindo sobre o tema do atendimento ao cliente desde então. 

Este restaurante - vamos chamá-lo de "Old Gray Mare" -
uma vez já foi o padrão ouro dos restaurantes de frutos do mar americanos. Foi consagrado por seu excelente menu, decoração clássica e serviço receptivo. Quando você fazia uma reserva lá, você podia contar com uma noite excepcional. 

Desta vez, foi tudo, menos isso. Graças a Deus eu tive uma companhia animada para o jantar, caso contrário, a noite teria sido um desastre total. A decoração estava desatualizada, a comida foi média e o serviço de espera foi lento e sem resposta. O Old Gray Mare não é mais o que costumava ser. 

Este é um exemplo perfeito do que não fazer no negócio. Não suponha que o seu cliente ou sua posição no mercado está garantida. Não se apoie em sua reputação, permitindo que sua marca se deteriore. Inevitavelmente, ele vai afundar com você. 

Avalie o seu negócio

Qual é a sua experiência como cliente? Você está "encantando" seus principais clientes, com atendimento personalizado? Com tantas empresas focando seu negócio online, conseguir encantar seus clientes não é algo fácil de conseguir nesses dias. Para fazer a sua empresa ser inesquecível, você deve encontrar formas de construir relacionamentos pessoais e vibrantes com seus clientes, mesmo na era digital. 

Não é o suficiente fornecer um serviço decente - isso já é esperado. Serviços de má qualidade você certamente repara - mas com resultados negativos. O caso em questão: você não vai me encontrar no The Old Gray Mare nunca mais. 

Sua marca só é tão boa quanto a sua última experiência com o cliente. Enquanto as empresas de pequeno porte não têm verba de marketing para criar conscientização de marca, eles têm a capacidade de criar uma imagem no seu público-alvo, oferecendo excelência em serviços. É assim que você alcança o status de memorável. Veja algumas dicas para alcançar esse patamar:

1- Garanta que você tem as pessoas certas. 
Se você tem tolerado vendedores/representantes/atendentes ao consumidor sem entusiasmo, tire-os daí já! Eles estão danificando o seu negócio. Lembre-se, existem muitos talentos soltos por aí hoje em dia. 

2- Ofereça cursos de renovação em atendimento ao cliente. 
Faça com que seus funcionários tenham os clientes como foco. Ofereça incentivos e dê reconhecimento para serviços acima da média. 

3- Reveja seu fluxograma. 
Olhe para os seus processos através da perspectiva dos seus clientes. De alguma forma a compra é incoveniente por causa de limitações do seu sistema? 

4- Ouça as reclamações dos seus clientes. 
Conserte problemas de forma rápida e retroceda, se preciso, para corrigir o que está errado. Clientes fazem um enorme favor ao dar um feedback válido e que faz abrir os olhos, mesmo que não seja o que você quer ouvir.

O atual ambiente de negócios é difícil, mas agora é a hora de melhorar o relacionamento com seus clientes. Quando as coisas melhorarem, você vai fazer a colheita. Proporcionar grandes serviços ao cliente não é caro, na verdade, é mais barato, uma vez que poupa o trabalho de fazer correções, investir mais dinheiro, competir com os concorrentes, etc. Mas, o mais importante, você vai fazer seus clientes voltarem. 

Estamos sempre dispostos a buscar um novo negócio, mas agora é a hora de se concentrar em manter os clientes existentes.

Autor:Ray Silverstein
Fonte: entrepreneur.com