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8 de agosto de 2012

Saber ouvir, para liderar com eficiência



Vamos refletir um pouco hoje sobre uma competência tão importante a todo Líder e que não é tão exaltada ou dita como essencial, afinal o Líder tem que ter tantas outras competências, que esta fica meio esquecida. Estamos falando do SABER OUVIR, tão difícil de ser praticada nos dias atuais e tão fundamental para o exercício da Liderança. 

Comecemos pelo básico, você, Líder, diz bom dia aos seus colegas e os ouve responder? ou os cumprimenta correndo e quando alguém responde você já está virando o corredor? Você olha nos olhos de seu colaborador, segura firme na mão dele, pergunta como vai e se preocupa com ele? ou passa correndo, de cabeça baixa, porque tem um monte de ´assuntos urgentes´ que precisam ser resolvidos? 

Se não da para pegar na mão de todos, pelo menos cumprimente-os de forma adequada, ou, mesmo correndo, sorria, afinal é sua equipe e sem ela, onde você vai? Você ouve seu colaborador quando ele quer lhe dar uma ideia ou você é tão inacessível (bom demais e auto suficiente) que deixa um monte de propostas de melhorias ficarem enjauladas na cabeça dele só porque você não o dá ouvido? Aliás, esqueça qualquer outra ideia deste colaborador, pois ele não vai mais se interessar em lhe contar nada. Você é capaz de pedir a opinião de seus colaboradores e ouvi-los na concepção dos planos da área, ou na elaboração de uma nova campanha publicitária ou ainda em uma melhoria que precisa ser feita no processo? E sobre ele mesmo? Você para e ouve seu colaborador falar sobre seus sonhos, as carreiras que gostaria de trilhar, uma nova competência que queira desenvolver, outra área que lhe interessa ou um curso que está fazendo? 

Você o escuta (se interessa por ele) quando ele não está bem, tem problemas em casa, dívidas, saúde, filhos, namorada, etc.? E, num sinal de abertura total, você pede ao seu colaborador que lhe dê feedback sobre pontos que você, como Líder, precisa melhorar?

É, não é fácil ser Líder e muito menos SABER OUVIR, mas quem quer exercer a Liderança em plenitude, precisa urgentemente dar ouvidos à sua equipe, gerando um clima positivo, um ambiente de trabalho favorável, aumentando o comprometimento dos colaboradores e obtendo o máximo de cada um. Esta é a principal virtude de um líder, liderar!

Para saber ouvir é necessário exercício, prática, disciplina. Não é fácil, eu já disse, mas é possível e necessário. Comece hoje, silencie-se diante daquele que te fala, não faça pré julgamento e ouça. Não fique já pensando na resposta que você vai dar, mas simplesmente ouça. Ouça com o coração, se interesse, crie empatia, entenda o outro a partir do ponto de vista dele. Comecemos, então, a ouvir mais e tornar as relações mais humanas e próximas e menos superficiais e virtuais.

Isso é um ganho pra você e sua empresa.

Fonte: Administradores.com.br