Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

22 de agosto de 2012

Como utilizar extintores de incêndio na empresa



Pela falta de uma legislação nacional sobre segurança contra incêndio e pânico, muitos são os diplomas normativos que regulam a instalação preventiva de extintores de incêndio. 

Temos a nível federal a Normas Reguladoras
do Ministério do trabalho (NR-23), a nível estadual as legislações de segurança dos Corpos de Bombeiros e, em alguns casos, legislações municipais, como, por exemplo, a Lei Complementar nº 420/98 de Porto Alegre, além, é claro, das NBR´s. 

É recomendado que o empreendedor entre em contato com o Departamento de Obras da Prefeitura e com o Corpo de Bombeiros mais próximo para saber sobre as exigências para o seu tipo de empresa, afinal, são os dois órgãos mais próximos na fiscalização do empreendimento. Em caso de diferenças entre as exigências tente adotar a mais rigorosa pois, assim, você pode atender a outra simultaneamente.

Exemplo: Você quer adequar uma loja de calçados (sem riscos especiais, como, por exemplo, uso de GLP) à Instrução Técnica nº 21 (Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio) do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Pela IT 14 (Carga de Incêndio das Edificações), a carga de incêndio da edificação é de 700 MJ/m2, ou seja, risco médio (pois está entre 300 e 1200 MJ/m2). Para o dimensionamento, um extintor deverá estar a "não mais de 5 m da entrada principal da edificação e das escadas nos demais pavimentos". 
Os demais extintores portáteis deverão ser instalados de tal forma que nenhuma pessoa ande mais de 20 m para ter acesso a eles. 

"Os extintores de incêndio devem ser adequados à classe de incêndio predominante dentro dá área de risco a ser protegida, de forma que sejam intercalados na proporção de dois extintores para o risco predominante e um para a proteção do risco secundário". Lembrando, basicamente, "quando os extintores forem instalados em paredes ou divisórias, a altura de fixação do suporte deve variar, no máximo, entre 1,6 m do piso e de forma que a parte inferior do extintor permaneça no mínimo 0,2 m do piso acabado" e sua sinalização deve ser instalada a 1,8 m (medidos da base ao piso acabado).  Lembrando, ainda, que extintores não devem ser instalados em escadas.

Tipos de extintores: 

Os agentes expelidos no jato dos extintores são específicos para cada tipo de incêndio, ou seja, para cada material combustível há um tipo específico de agente inibidor, que pode ser do tipo A, B ou C. Isso deve ser seguido a risca, pois utilizar um tipo inadequado de extintor pode causar não só a ineficácia de sua aplicação, como também, fazer com que o incêndio se expanda. 

Mas quais são os materiais pertencentes a cada tipo? Veja abaixo:

Extintor tipo A: É utilizado no caso de incêndios causados por materiais como madeira, papel, tecidos e seus derivados. 

Extintor tipo B: Indicado em incêndios causados por líquidos inflamáveis, como gasolina, álcool, tinta, óleo diesel, dentre outros. 

Extintor tipo C: Seu uso deve ser feito em caso de incêndio envolvendo redes elétricas e fiações, como em motores elétricos, geradores, equipamentos elétricos e eletrônicos, etc. 

Os extintores podem utilizam três agentes (produtos) diferentes para inibir as chamas. São eles: pó químico, água e gás carbônico. Cada um deles é indicada para um determinado tipo de incêndio. Veja abaixo: 

Extintor a base de água: Nunca deve ser usado em incêndios de classe C, ou seja em equipamentos elétricos. 

Extintor a base de pó químico: Não é eficaz em incêndios de classe A, nesse caso o extintor a base de água é mais indicado. 

Extintor a base de gás carbônico: É recomendado em incêndios de classe B, pois ele não irá contaminar o material combustível.

Fonte: Yahoo.com / edsouza.net