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11 de julho de 2012

Implementando a Analise de Valor



O valor propriamente dito é a relação entre o que desempenha a função para um comprador e o seu preço. Utilizando a técnica da Analise de Valor é possível melhorar os processos e reduzir os custos de uma empresa ou produto.

A aplicação da Analise de Valor envolve três etapas distintas: estabelecimento das funções, avaliação da função por comparação e desenvolvimento de alternativas para o valor.
 
Siga as etapas abaixo para desenvolver sua Analise de Valor:

1) fase de orientação:
Descreva o objetivo, características e propriedades desejadas. 
2) fase de informação:
Coleta de todos os dados e informações disponíveis, e avaliação de cada função e atividade desempenhada.
3) fase criativa:
determinação de como o custo do produto ou operação poderá ser reduzido para o valor avaliado, por eliminação de funções desnecessárias ou substituição de itens ou operações. É comum o uso do brainstorming nesta fase. 
4) fase de análise:
as idéias são analisadas e para cada uma obten-se a resposta adequada, do que é necessário para funcionar, e não porque é que não funciona. Nesta fase são consideradas alternativas como comprar ou fazer, seleção do processo e do material e problemas de produção. 
5) fase de planejamento do programa:
será planejada a execução do trabalho. Uma sugestão é dividir o projeto em áreas funcionais, facilitando a análise. Deve ser feita uma programação para as atividades, considerando-se os tempos e custos envolvidos.
6) fase de execução do programa:
acompanhamento dos resultados e consequente ajustes no programa em função do andamento.
7) fase final com conclusões e relatório:
o processo decisório é de importância capital. Vários elementos devem ser levados em conta: o elemento do conflito, do tempo, do acaso e da estratégia. Tudo deve ser relatado como informação para aplicação na fase 2 de futuros projetos.

Fonte: numa.org.br