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13 de julho de 2012

As 4 funções da gerência de vendas



Para que um departamento de vendas consiga atingir 100% do seu potencial, é necessário que existam 4 papeis fundamentais dentro da gerência de vendas. O profissional que lidera uma equipe de vendedores deve possuir essas 4 competências e sempre estar atento aos mínimos detalhes. A partir disso, as quatro funções que o gerente desempenha são: 


• Vendedor; 
• Treinador; 
• Gerente de operações; 
• Gerente de vendas. 


O vendedor 
Seu objetivo é converter clientes em compradores através de vendas satisfatórias. Ao desempenhar essa função, o profissional deverá estimular o cliente a comprar um determinado produto. Para tal, precisará estar preparado para realizar de forma correta a abertura de venda, a sondagem e a demonstração.


O treinador 
Como treinador o gerente precisa se dedicar a ter uma equipe completamente treinada em relação a inclusões ou mudanças de procedimentos operacionais e estar atento as novidades disponíveis sobre conhecimento de um produto; além de incentivar o desenvolvimento das habilidades de vendas de cada membro da equipe. 


O gerente de operações
O gerente de operações deve tornar a loja livre e desimpedida para vender. Esta competência leva em consideração questões relacionadas ao pessoal (salários e benefícios, horários, folha de pagamento, etc.) e ao produto (gerenciamento de estoque, promoções, exposição de produto, contabilidade diária, etc.). 


O gerente de vendas 
Esta competência visa melhorar as estatísticas de vendas individuais. Leva em conta aspectos referentes ao pessoal (recrutamento e seleção, ponto e folha de pagamento, orientação progressiva, etc.), ao produto (concorrência, comunicação com o departamento de produto e promoções) e à gerência de vendas (uso de ferramentas de gerência, atendimento ao cliente e desenvolvimento de pessoal).


O ideal é que, em uma equipe, existam pessoas qualificadas para cada uma dessas funções. Porém, não há nenhum motivo para acreditar que um gerente não possa desempenhar todas essas funções de maneira bem-sucedida. Na realidade, as pessoas podem assumir muitas responsabilidades no dia a dia. O único motivo que impede que isto aconteça é quando as funções não estão claramente definidas com referenciais para o sucesso e a avaliação de resultados. 


Fonte: varejista.com.br