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2 de julho de 2012

5 mitos sobre o marketing



É muito comum ver conceitos de marketing mal interpretados se tornarem mitos. Veja 5 destes mitos:

1. Marketing é estratégico 
É importante tomar cuidado quando o marketing se torna estratégico demais e passa a consumir muitos recursos para projetos marginais e de baixo retorno. O marketing precisa ser tático e seus resultados devem ser avaliados de acordo com o impacto real em vendas, por exemplo. 

2. Marketing gera vendas 
O time de vendas não trabalha apenas como uma parte da estratégia de marketing de uma empresa. Se o negócio vai bem e um produto vende mais, o resultado não é uma consequência apenas do esforço do fortalecimento da marca, mas de um conjunto. Times de marketing e de vendas precisam trabalhar juntos e os resultados das vendas devem pautar a equipe de marketing, inclusive em algumas empresas, o departamento de marketing divide as metas e comissão com a equipe comercial. 

3. Marketing deveria se focar nas vendas 
Em muitas empresas, há uma regra implícita de que a equipe de marketing deveria ajudar o pessoal de vendas, criando ferramentas e dando dicas sobre como eles poderiam se aproximar dos consumidores. O problema é que muita gente que trabalha na área de marketing nunca vendeu nada e nem sabe como fazer isso. Por isso, seus conselhos podem ser boas teorias, mas a efetividade costuma ser baixa. O melhor cenário ocorre quando marketing e vendas trabalham em parceria. 

4. Marketing cria marcas 
Talvez este seja o mito mais traiçoeiro. Há um conceito de que as atividades do marketing, como a propaganda, podem convencer o consumidor a ver o produto de uma determinada forma. Na prática, o que conta é a experiência do consumidor. Sua marca não é apenas seu logo, mas o conjunto de emoções que os compradores têm quando pensam em seus produtos. 

5. Marketing deveria definir os futuros produtos 
O que o consumidor quer para o futuro? Os times de marketing e vendas não sabem exatamente. Isso deve ficar com as equipes de engenharia e design de produto, que geralmente têm contato mais direto com o mundo real e têm mais senso das melhorias que podem ser adotadas. Porém, o marketing deve ser atuante na busca de respostas para o planejamento e inclusão de um produto novo no mercado, pois um bom projeto pode "morrer" sem uma pesquisa de mercado.

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios.