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23 de maio de 2012

O Marketing está morto!



O executivo-chefe de um dos maiores grupos de marketing do mundo declarou que o marketing e a estratégia estão mortos.

Enfrentando uma plateia de líderes seniors de negócios na IoD’s Annual Convention, que aconteceu em Londres; Kevin Roberts, CEO da Saatchi & Saatchi Worldwide, afirmou que no mundo louco de hoje a estratégia está morta, a grande idéia está morta, a gestão está morta e o marketing, como sabemos, também está morto. 

Durante sua apresentação colorida, que seguiu de um discurso do vice-primeiro-ministro Nick Clegg, Roberts disse: "Eu sou um otimista radical, eu não caio em toda essa conversa de recessão. Eu não acho que estamos em um ambiente recessivo, mas temos muitos líderes de recessão. Para vencer hoje, todos nós precisamos por energia nas coisas e acelerar as coisas. 

Nós não apenas vivemos em um mundo VUCA (Volatility, uncertainty, complexity and ambiguity ou Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), nós vivemos em um super mundo VUCA. Vivemos em um mundo vibrante, onde nossos filhos estão se conectando uns aos outros e às marcas em todo o mundo sem dinheiro envolvido. Para nós este é um mundo que está enlouquecendo. 

A estratégia está morta. Quem realmente sabe o que mais vai acontecer neste mundo super VUCA? Quanto mais tempo e dinheiro você gasta na formulação de estratégias, mais tempo você está dando aos seus rivais para comer o seu almoço.

A administração está morta. Para vencer hoje você precisa de uma cultura e um ambiente onde o poder razoável de criatividade prospera. As ideias são hoje moeda e não estratégia. Martin Luther King não disse "Eu tenho uma visão", disse? Ele tinha um sonho. Você tem que ter certeza que você tem sonhos e sua marca também precisa de um sonho. 

Os líderes empresariais precisam se tornar líderes criativos. Precisamos mudar a linguagem dos negócios. Quem quer ser um Diretor Executivo (CEO)? Parece que você trabalha para o governo e quem vai querer isso? Ser um Diretor de Excitação seria melhor, não acha? O papel de um bom CEO é levar as pessoas a comprarem seus sonhos e os sonhos da sua empresa. 

A grande idéia está morta. Não há mais grandes ideias. Líderes criativos devem sair buscando lotes e lotes de pequenas ideias por aí. Pare de torturar-se procurando A Grande Idéia. Consiga lotes de idéias, e depois deixe as pessoas que interagem com ela alimentarem essas idéias e torná-las grandes.

Os líderes precisam tornar-se pensadores emocionais. A diferença entre o pensamento racional e o pensamento emocional é que o pensamento racional leva a conclusões e reuniões e mais reuniões. Pensamento emocional leva à ação.

Há três segredos para o pensamento emocional - de sensibilidade, mistério e intimidade. É tudo sobre contamento de histórias. As marcas precisam contar histórias em seus sites, na embalagem e assim por diante. Certifique-se que sua marca e empresa tem um cheiro, tem um som, ele tem uma sensação e uma intimidade com as pessoas. Pense em como você pode construir empatia. São as pequenas coisas que contam hoje em dia, e como os consumidores se sentem sobre as nossas marcas.

O marketing está morto. As regras do marketing mudaram hoje. Não há mais nada novo. Se os comerciantes estão apenas ouvindo sobre alguma coisa acontecendo, então ele já está velho no mundo de hoje. Quanto mais você promove uma empresa, mais idiota você se torna e mais longe de coisas novas. Velocidade é tudo hoje em dia. Marketing é criar movimento e inspirar as pessoas a acompanhá-lo. 

Todo mundo quer uma conversa. Eles querem inspiração. Inspirar as pessoas com o seu site. Não basta interromper, mas interagir. Perguntar sobre Retorno sobre Investimento é uma pergunta errada hoje em dia. Você deveria estar perguntando do Retorno sobre Envolvimento. 

Fonte: thedrum.co.uk