Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

16 de maio de 2012

Como escolher um leitor de código de barras



O leitor de código de barras é um produto barato e versátil, podendo ser utilizado em praticamente qualquer aplicação que envolva um código de leitura, como cadastro de produtos, pagamento de contas, expedição de produtos dentre outros.



Atualmente encontramos inúmeros modelos de leitores de códigos de barras e, com o avanço tecnológico, a quantidade e variedade desses dispositivos no mercado aumentam cada vez mais. 


Cada modelo de leitor possui uma característica singular que, por conseguinte, exige uma escolha cuidadosa para a sua aplicação. Uma escolha bem feita lhe assegura economia de tempo, dinheiro e pilulas para dor de cabeça. 


Confira alguns passos importantes que não vão te deixar na mão na hora de comprar um leitor de códigos de barras! 


1º Passo 
É preciso definir quais códigos serão lidos (códigos de barras tradicional ou 2D), qual simbologia utilizada, a quantidade de caracteres e o tamanho da barra ou largura do código. É importante também verificar a qualidade dos códigos, se estão danificados ou sujos, como por exemplo em um estoque ou setor de congelados. 


2º Passo 
Definir a forma de leitura, por exemplo: leitor manual ou fixo. 


3º Passo
Identificar o tipo de tecnologia de leitura: CCD, Linear Imager, Laser, CMOS ou Omnidirecional. Veja as diferenças dos 3 principais tipos de leitura:
  • Tecnologia CCD 
Os leitores CCD, possuem baixo custo e operam a uma distância bem próxima do código de barras utilizando a luz ambiente refletida para fazer a leitura. 
  • Tecnologia Linear Imager 
São leitores que operam a uma distância um pouco maior do código de barras em relação ao CCD, ou seja, não precisa estar em contato com o código. Este tipo de leitor pode concorrer diretamente com leitores de tecnologia laser, pois conseguem fazer leituras a distâncias parecidas.
  • Tecnologia Laser 
Esse tipo de tecnologia é a mais utilizada e permite que a leitura seja mais rápida mesmo em ambientes com bastante luminosidade. 


4º Passo 
Identificar qual a interface do leitor: USB, Teclado ou Serial. 


5º Passo 
Para finalizar, é preciso definir o modo de comunicação do leitor com o sistema. Se será via Bluetooth, Batch ou Wi-Fi.

Fonte: Compextec.blogspot.com.br