Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

4 de maio de 2012

6 lições para promover a cultura de flexibilidade



A empresa de serviços profissionais BDO, produziu recentemente um pequeno vídeo sobre sua abordagem premiada sobre a vida e trabalho flexíveis.

Aqui estão as seis aulas que cada empresa pode aprender com o vídeo para ajudar
a trabalhar melhor o trabalho flexível como parte da cultura, ou a forma como o negócio e as pessoas funcionam todos os dias:

Lição 1: A linguagem importa. Flexibilidade é uma "estratégia".
Trata-se de ter o trabalho feito, atendendo a clientes e gerindo as pessoas. Não é um programa ou política. Existem políticas para apoiar vários aspectos da estratégia (por exemplo, compensação, equipamentos de teletrabalho), mas a "flexibilidade" em si não é uma política. Existem programas que usam a flexibilidade, mas a "flexibilidade" não é um programa. 

Lição 2: O empregado e a empresa devem colaborar com a flexibilidade no trabalho. 
Todas as histórias e temas-chave do vídeo reforçam o ponto de benefício "mútuo" e reforçam:
• Repensar - as possibilidades são infinitas 
• Atualizar - Você trabalha duro. Use a flexibilidade para recarregar 
• Redefinir - Não aceitar os negócios como de costume 
• Redescobrir - Não perder de vista seus sonhos
• Ter Coragem - pequenas mudanças podem causar um grande impacto

Lição 3: Aproveite o tempo e invista os recursos para criar uma visão compartilhada de sucesso que promova a estratégia. 
Levou meses para a empresa criar a visão "BDO prospera na flexibilidade", mas esse processo mudou corações e mentes e criou um concentimento comum que mudou a cultura.

Lição 4: A flexibilidade não é apenas um acordo formal de trabalho flexível. Trata-se tanto do formal como informal, flexibilidade no dia a dia, em como, quando e onde você trabalha e gere a sua vida. Não é um "combinado", mas um plano bem pensado sob medida para atender suas necessidades específicas e as necessidades da empresa.

Lição 5: Homens e mulheres querem e usam a flexibilidade no trabalho. Flexibilidade no trabalho não é uma questão das mulheres. É uma estratégia para ajudar todas as pessoas a encaixarem as peças únicas de suas vidas juntos em uma economia global ética e competitiva, para as empresas trabalharem melhor e com mais inteligencia.

Lição 6: Flexibilidade não é apenas sobre o cuidado dos filhos.  
Sim, os pais absolutamente necessitam da flexibilidade para trabalhar, no entanto, como o vídeo mostra, o mesmo acontece com os funcionários que têm cônjuges que se mudam, que têm uma paixão pela dança ou desenhos animados, e que querem se manter saudáveis. E é para os líderes que querem reduzir o nível de exaustão dos funcionários e servir melhor os seus clientes. 

Que outras lições você aprendeu sobre posicionando e flexibilidade estratégica nos seus negócios? O que a sua organização está fazendo?

Fonte: Forbes.com