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20 de abril de 2012

10 lições de liderança de um treinador do Super Bowl



Movimentos que todo empresário deveria aprender com o livro de jogadas de Tom Coughlin, um dos técnicos de futebol americano mais vitoriosos da Super Bowl.


Acompanhando um dos mais emocionantes jogos do Super Bowl
na história, quando os New York Giants foram os campeões do mundo. Grande parte do crédito vai para o técnico Tom Coughlin, por seu plano de jogo, a preparação dos seus jogadores, e  por levá-los a executar o plano de jogo perto da perfeição.


Preparar uma equipe para jogar no Super Bowl é um pouco como preparar uma empresa para competir no mercado. O sucesso necessita de um pouco de talento, uma grande liderança, a capacidade de tirar o máximo proveito de cada pessoa sobre a folha de pagamento, e talvez um pouco de sorte.


Aqui estão as 10 coisas que todo CEO pode aprender com o treinador Coughlin:



  • Tire o máximo proveito do talento que você tem: 

Os grandes treinadores da NFL são os únicos capazes de persuadir o desempenho de um jogador a exceder o seu nível de talento. Assim como Coughlin ajudou Victor Cruz a crescer do anonimato para se tornar um Bowler pro, um CEO eficaz sabe como nutrir talentos, proporcionar treinamento e recompensa por desempenho.



  • Executar uma meritocracia estrita. 

As titularidades na listagem da NFL são dadas aos jogadores que produzem. Tanto quanto um empregado produziu no passado, se ele já não consegue fazer o trabalho, ele está fora. David Tyree pode ter ajudado a vencer um Super Bowl para os Giants, mas ele está muito além disso.



  • Estimular a concorrência interna. 

Todo time de futebol tem uma formação. O zagueiro sabe que tem um cara bem atrás dele que mataria pelo seu trabalho. Todos os anos acontece um campo de treinamento e poucas posições são permanentes. No mundo dos negócios, os líderes eficazes deixam que os seus empregados saibam que a iniciativa vai ser notada e recompensada. Promoções baseadas no mérito (e não apenas no seu tempo de empresa) constituem um incentivo para cada membro da equipe continuar exercendo o seu máximo.



  • Gastar horas analisando a competição.

 A maneira de vencer no futebol é conhecer os pontos fortes, pontos fracos, e as tendências dos oponentes. Coughlin sabia que o Patriots tinham um jogador fraco na posição de secundário, então Eli Manning conseguiu seus primeiros 10 passes. Nos negócios, o CEO deve fazer um esforço semelhante em pesquisar a concorrência. Onde eles estão anunciando? Quais são os seus melhores produtos? O que eles estão fazendo no Twitter? Facebook?



  • Dê aos menos favorecidos uma oportunidade de brilhar. 

Ao longo da temporada 2011-12, o treinador Coughlin fez questão de dar aos jogadores mais jovens mais tempo de jogo. Quando as lesões aconteceram, estes jogadores foram capazes de entrar e dar conta do trabalho porque eles tinham alguma experiência na NFL. Você nunca vai saber se seus funcionários mais jovens serão capazes de avançar em suas carreiras, a menos que você lhes dá a oportunidade de assumir a responsabilidade real. Nem todo mundo vai ter sucesso, mas isso cria um ambiente onde cada funcionário se sente como uma parte real da equipe.



  • Planeje o seu jogo meticulosamente. 

Um grande treinador sabe exatamente como ele quer que sua equipe se comporte muito antes de leva-la ao campo. Ele conhece os pontos fortes de sua equipe e desenvolve uma estratégia para derrotar a concorrência. Um CEO inteligente planeja campanhas de marketing, lançamentos de novos produtos e o atendimento ao cliente com o mesmo nível de precisão, deixando muito pouco ao acaso.



  • Ser bom em julgar talentos. 

Na NFL, um grande planejamento pode construir ou quebrar uma equipe. Os Giants deixaram muitos de sobrancelhas em pé quando selecionaram p relativamente apagado Jason Pierre Paul na primeira rodada do projeto de 2010. Duas temporadas mais tarde no Pro Bowl, ninguém questionava a escolha. Da mesma forma, um CEO pode avançar a empresa com uma contratação brilhante ou atrasar a empresa, fazendo contratações ruins, especialmente em posições de nível médio à sênior.



  • Enfatizar a equipe sobre os jogadores astros.

Jogadores com salários altos não garantem o sucesso. Basta perguntar aos fãs do Jets sobre isso. Os Giants não têm os melhores talentos individuais na NFL, mas Coughlin montou uma equipe que é melhor do que a soma de suas partes. Um CEO experiente é capaz de fazer seu time trabalhar unido de uma forma que consiga tirar o melhor de cada um, estabelecendo times internos e processos que criam um ambiente colaborativo.



  • Domine a arte de saltar para trás.

Nunca houve na história da NFL um time invicto. Não importa o quão bom treinador você é, haverá contratempos. O que separa os treinadores dos demais no campeonato é a sua capacidade de aprender com as perdas e fazer os ajustes necessários. Quando os gigantes ficaram em 7-7, tendo perdido cinco de seus últimos seis jogos, todos estavam pedindo a demissão de Coughlin. Seis vitórias depois, eles estavam reservando um lugar para ele no Hall of Fame. O mesmo é verdadeiro para os empresários. Sempre haverá falhas e desafios. Os empreendedores bem sucedidos são aqueles dispostos a assumir riscos, e os riscos nem sempre são compensados. As falhas, nos negócios, podem ser ferramentas extremamente importantes de aprendizagem. Descobrir por que uma iniciativa não deu certo (era o conceito? A execução? Erro de cálculo?), Em seguida, usar esse conhecimento para ter sucesso na próxima empreitada.



  • Pegue toda sorte que puder.

Às vezes a diferença entre um vencedor do Super Bowl e um perdedor do Super Bowl é um jogo peculiar. No domingo, os Giants fugiram de alguns tropeços porque a bola saltou na direção certa. Nos negócios, um encontro casual pode levar à aquisição de um cliente grande. Uma conversa em um coquetel pode levar à melhor contratação que você já fez. Você nunca sabe quando a sorte vai sorrir para você.


Fonte: Inc.com