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15 de março de 2012

As 12 habilidades fundamentais de um vendedor


Minha experiência diz que formar uma equipe eficiente e motivada é um dos maiores desafios para lojistas e gerentes. A maioria não faz a mínima ideia de como ou onde procurar as pessoas que irão formar suas equipes.
A maior dificuldade, acredito, é o fato de que muitos vendedores não SÃO vendedores, ESTÃO vendedores. Poucas pessoas planejam para si uma carreira de vendedor, entram na área por contingências e vão ficando. Muitos sonham a vida toda em atuar em outras áreas. Outros descobrem o enorme potencial de realização financeira e pessoal que a profissão pode possibilitar e buscam se desenvolver.

Mas, quais são as habilidades que o vendedor precisa ter para ser competente, fazer parte de sua equipe e encantar o seu cliente? Aqui vão algumas dicas:

  • Evidentemente a primeira dica para lidar bem com o cliente é GOSTAR de conviver, de atender, de servir, de prestar serviço;
  • A mais importante é: saber ouvir. Depois, saber ouvir, complementando com saber ouvir e terminando por OUVIR!
  • Saber colocar-se no lugar do cliente = EMPATIA… Essencial!
  • Conhecer a empresa em que trabalha e suas regras, conhecer profundamente o produto que vende e conhecer os concorrentes;
  • A quinta dica é consequência da quarta. Passar confiança/segurança para o cliente. Comunicar-se bem ajuda;
  • Utilizar conhecimentos e técnicas adequadas para demonstrar vantagens e benefícios de seu produto/empresa de forma honesta;
  • Demonstrar de forma inequívoca MOTIVAÇÃO/ENTUSIASMO, vontade de servir, satisfação em estar ali fazendo o que está fazendo;
  • Saber funcionar em equipe e atrair apoio e colaboração dos colegas. Eles podem socorrê-lo em momentos de sufoco;
  • Ter foco. Checar a necessidade do cliente, atendê-la e só depois pensar em ampliar a venda. Nada de empurroterapia!
  • A décima dica é ATENÇÃO. O seu cliente quer atenção. Aliás, ele quer atenção, atenção e atenção… Dê atenção SEMPRE!
  • Jamais, Jamais minta para seu cliente. Lembre-se: você quer o cliente muitas vezes e uma negociação só é boa se for boa para as duas partes;
  • Seja capaz de surpreender. Prometa menos e entregue Mais. Essa é a fórmula do encantamento.

Lojistas e gerentes andam loucos à caça de profissionais que possuam essas habilidades. Você as tem? Mostre-se, apresente-se, habilite-se!

Autor: Millor Machado
Fonte: Saiadolugar.com.br

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