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1 de março de 2012

5 razões para fazer reuniões pessoalmente


Meus clientes são como os seus: Eles preferem por Skype, email e texto. Mas aqui está o porque você ainda precisa de um tempo cara-a-cara.

Quando a avalanche diária de e-mails e mensagens de voz fica esmagadora, é tão tentador
recuar para o escritório e começar a digitar as respostas e retornar telefonemas. Esse é um dos maiores erros que você pode cometer.

Não importa qual a indústria em que estamos, todos nós estamos no negócio de pessoas. Nós só seremos bem sucedidos se nós realmente conhecermos nossos clientes e colegas. Muitos dos meus clientes de marketing e tecnologia são tão ocupados que eles agora preferem enviar mensagens de texto por e-mails ou telefonemas. Skype, WebEx e chamadas por áudio são convenientes e criam a ilusão de que estamos realmente tendo uma reunião - mas nada supera o poder de uma conexão  verdadeiramente pessoal.

O que você pode aprender em uma reunião pessoal que você não pode em uma virtual.

1. Você está fora do registro. 
No Vale do Silício e em muitos outros lugares, existem poucos consultórios particulares. Muitos dos meus clientes trabalham em cubos e não podem ter conversas telefônicas privadas comigo ou qualquer outra pessoa. Isto significa que quando eu falo com eles pelo telefone, eu não consigo ouvir as informações mais importantes que eles tentam compartilhar: nós perdemos a dinâmica da equipe, com as particularidades e peculiaridades de cada executivo, impedindo que possamos desenvolver uma consultoria mais especializada.
 Em um almoço, meus clientes podem me informar mais - com mais detalhes - o que eles não podem, por telefone ou em um e-mail.

2. Faça uso de uma conversa não tão breve. 
A maioria das conversas de negócios estão focadas em resolver um problema de forma rápida e eficiente, enquanto as relações comerciais são construídas quando as pessoas uasm o tempo para partilhar e aprender mais sobre os outros. Isso acontece com mais naturalidade em pessoa do que por telefone ou em um e-mail. O que consolida um vínculo entre as pessoas? Conversa fiada sobre uma equipe favorita, a paixão pela torta de nozes, os desafios dos pais, e os outros pedaços que nos tornam únicos e interessantes.

3. Causar boa impressão.
Eu comprei uma bolsa nova. É de imitação de avestruz e é rosa. Bem rosa. Recebi elogios sobre ela por cada mulher (e um homem) que eu encontrei nas últimas duas semanas. Eu me preocupei que talvez ela não fosse profissional o suficiente para trabalhar. Mas o estilo e a cor eram ousados e me fizeram sorrir. Quem diria que a minha bolsa de 100 reais seria um bom gancho para uma conversa inicial e daria uma declaração tão forte pessoal? Como você faz isso pelo Skype?

4. Leia a linguagem corporal. 
As expressões faciais muitas vezes comunicam muito mais do que as palavras. Nós oferecemos um café para consultores e convidamos vários consultores independentes para nosso escritório, a fim de compreender melhor as nuances de cada profissional em um ambiente descontraído. Precisamos saber o que não está no currículo que torna cada pessoa única. Em seus olhos e em sua linguagem corporal, podemos ver a confiança, empatia, medo, simpatia ou sinceridade. Essa capacidade de "ler" um candidato para além das suas palavras-chave é uma enorme vantagem competitiva para nós.

5. Saiba onde está a ação. 
Eu descubro muito quando eu visito um dos meus clientes em seu escritório. A recepção da sua empresa é iluminada e convidativa, com elogios recentes orgulhosamente exibidos? Os funcionários parecem felizes? Existe suco a vontade e lanches saudáveis ​​na cantina? Cadeiras com design assinado na sala de conferências? O ambiente traz volume e pode ser um fator em sua proposta de negócios ou planos. Ao compreender a dinâmica da empresa, podemos nos comunicar de forma mais eficaz para satisfazer as suas necessidades.

Eu amo novas tecnologias que permitem me comunicar com outras pessoas mais livremente e rapidamente. Mas, como proprietária de uma empresa, eu tento lembrar dos clientes que querem trabalhar com alguém que pode se relacionar, e não apenas comprar.

Autor:René Shimada Siegel
Fonte: Inc.com