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2 de janeiro de 2012

O que eu aprendi com Steve Jobs


Guy Kawasaki é um dos maiores especialistas mundiais nas áreas de Tecnologia e Marketing. Ele foi conselheiro e um dos funcionários da Apple originalmente responsáveis pelo marketing do computador Macintosh em 1984, e conta neste artigo quais foram as 12 lições obtidas quando trabalhou na Apple ao lado de Steve Jobs. Veja:

Muitas pessoas têm explicado o que se pode aprender com Steve Jobs. Mas poucas, se alguma, dessas pessoas tiveram alguma experiência de como era trabalhar com ele. Eu não quero que nenhuma lição seja perdida ou esquecida, então aqui está minha lista das doze lições que aprendi com Steve Jobs.


  • Os especialistas não sabem fazer.
Especialistas - jornalistas, analistas, consultores, banqueiros e gurus não podem "fazer" o que eles "aconselham". Eles podem dizer o que está errado com o produto, mas eles não podem fazer um grande produto. Podem dizer-lhe como vender algo, mas não podem vendê-lo eles mesmos. Podem dizer-lhe como criar grandes times, mas eles só tem que gerir um secretário. Por exemplo, os peritos disseram-nos que as duas maiores deficiências do Macintosh, em meados dos anos 1980 foi a falta de um driver de impressora  Dayze-wheel e Lotus 1-2-3; outro maravilhoso conselho dos peritos era comprar a Compaq. Portanto - Ouça o que dizem os especialistas, mas nem sempre dê atenção a eles.


  • Os clientes não sabem dizer o que eles precisam.
"A pesquisa de mercado da Apple" é um oxímoro. O grupo de foco da Apple foi o hemisfério direito do cérebro de Steve falando com o esquerdo. Se você perguntar aos clientes o que eles querem, eles vão te dizer: "Melhor, mais rápido e mais barato", ou seja, melhor uniformidade, a mudança não revolucionária. Eles só podem descrever os seus desejos em termos do que eles já estão usando; na época da introdução do Macintosh, todas as pessoas disseram que queriam computadores MS-DOS melhores, mais rápidos e mais baratos. O segredo para startups de tecnologia é criar o produto que você deseja usar, que é o que Steve e Woz fez.


  • Ir para a curva seguinte.
Grandes vitórias acontecem quando você vai além de uma mesmice melhor. As melhores empresas Dayze-wheel de impressoras foram introduzindo novas fontes em mais tamanhos. A Apple introduziu a curva seguinte: impressão a laser. Pense em colheitadeiras de gelo, fábricas de gelo, e as empresas de geladeira. Ice 1.0, 2.0 e 3.0. Você ainda faz a colheita de gelo durante o inverno a partir de um lago congelado?

  • Os maiores desafios geram melhores trabalhos.
Eu vivia com medo de que Steve iria me dizer que eu, ou meu trabalho, era uma porcaria. Em público. Este medo foi um grande desafio. Competindo com IBM e depois a Microsoft foi um grande desafio. Mudar o mundo era um grande desafio. Steve, os funcionários da Apple antes de mim e depois de mim, fizemos o nosso melhor, porque tivemos que fazer o nosso melhor trabalho para atender aos grandes desafios.

  • Design conta.
Steve deixou as pessoas loucas com seus designs - alguns tons de preto não eram preto o suficiente. Meros mortais acham que preto é preto, e que uma lata de lixo é uma lata de lixo. Steve era um perfeccionista, um perfeccionista visionário. E eis que ele estava certo: algumas pessoas se preocupam com design e muitas pessoas, pelo menos, podem senti-lo. Talvez não todos, mas os mais importantes.


  • Você não pode errar com gráficos grandes e fontes grandes.
Dê uma olhada nos slides de Steve. A fonte é de sessenta pontos. Há geralmente uma imagem grande ou gráfico. Olhe para os slides de outros palestrantes de tecnologia, mesmo aqueles que viram Steve em ação. A fonte é de oito pontos, e não há gráficos. Então muitas pessoas dizem que Steve foi o maior introdutor de produtos do mundo. Você não se pergunta porque os outros não podem simplesmente copiar o seu estilo?


  • Mudar a sua mente é um sinal de inteligência.
Quando a Apple lançou o primeiro iPhone não havia coisas como as apps. Apps, dizia Steve, eram uma coisa ruim porque você nunca sabe o que poderia ser feito para o seu telefone. O Safari Web Apps foi a maneira de ir até seis meses depois, quando Steve decidiu, ou alguém convenceu ele, que os aplicativos eram o caminho certo a percorrer, mas é claro. Duh! A Apple percorreu um longo caminho em um tempo curto desde o lançamento do Safari Web Store até o "Existe um App para isto!"


  • "Valor" é diferente de "preço".
Ai de você se decidir tudo com base no preço. Ai ainda mais, se você competir apenas no preço. Preço não é tudo que importa, o que é importante, pelo menos para algumas pessoas, é o valor. E valor leva em conta o desenvolvimento, suporte e a alegria intrínseca de usar a melhor ferramenta que já foi feita. É bastante seguro dizer que ninguém compra produtos da Apple por causa do seu baixo preço.


  • Jogadores classe A contratam jogadores A +.
Na verdade, Steve acreditava que jogadores A contratavam jogadores A;  Esses são pessoas que são tão bons como eles. Eu refinei isso um pouco -  minha teoria é que os jogadores A contratam pessoas ainda melhores do que eles. É claro, porém, que há os jogadores B que contratam jogadores C para que eles possam se sentir superiores, e os jogadores C contratam jogadores D. Se você começar a contratar jogadores B, espere acontecer na sua organização o que Steve chamava de "explosão do bozo".


  • O verdadeira apresentação do CEO .
Steve Jobs fazia uma demonstração de pod, pad, phone e Mac, 2-3 vezes por ano, com milhões de pessoas assistindo, porque é que muitos CEOs invocam o seu vice-presidente de engenharia para fazer uma demonstração do produto? Talvez seja para mostrar que há um esforço de equipe em jogo. Talvez. É mais provável que o CEO não entende o que sua empresa está fazendo bem o suficiente para explicá-lo. Quão patético é isso?


  • O Verdadeiro objetivo do CEO.
Por todo o perfeccionismo dele, Steve seguia em frente. Talvez o produto não fosse perfeito o tempo todo, mas era quase sempre grande o suficiente para seguir em frente. A lição é que Steve não era de mexer por mexer, ele tinha um objetivo: alcançar a dominação mundial de mercados existentes ou criar novos mercados. A Apple é uma empresa de criação, e não um centro de pesquisas. O que você prefere ser: Apple ou Xerox PARC?



  • O mercado arredonda para baixo para fornecer o valor único. 

Pense em uma matriz 2 x 2. O eixo vertical mede o seu produto se diferencia da concorrência. O eixo horizontal mede o valor de seu produto.


Inferior direito: valioso, mas não único. Você tem que competir em preço. 


Superior esquerdo: único, mas não valioso. Você criou um mercado próprio que não existe. 


Inferior esquerdo: não exclusivo e não valoroso. Você é um bozo.


Superior direito: únicos e valiosos. Este é onde você faz margem, dinheiro e história. Por exemplo, o iPod foi único e valiosa porque era a única maneira legal, barata e fácil de fazer o download de músicas a partir dos seis maiores selos de gravadoras.



  • Bônus: Algumas coisas precisam ser acreditadas para serem vistas. 

Quando você está pulando curvas, desafiando / ignorando os especialistas, enfrentando grandes desafios, obcecado com design, e incidindo sobre o valor original, você terá de convencer as pessoas a acreditar no que você está fazendo, a fim de ver seus esforços serem concretizados. As pessoas precisavam acreditar no Macintosh para vê-lo tornar-se real. Idem para iPod, iPhone e iPad. Nem todo mundo vai acreditar, tudo bem. Mas o ponto de partida de mudar o mundo está mudando algumas mentes. Esta é a maior lição de tudo o que eu aprendi com Steve.


Autor: Guy Kawasaki
Fonte: Blog.guykawasaki.com


Veja também:

As lições de Steve Jobs para o sucesso profissional e pessoal (e o famoso discurso em Stanford)