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6 de janeiro de 2012

A Importância dos procedimentos na empresa


75% do tempo administrativo de vendas é gasto em corrigir procedimentos!


Veja algumas dicas para que sua equipe de vendas seja eficiente fora e dentro da empresa.


O primeiro passo para treinar uma equipe de vendas
com resultados satisfatórios é ter, por escrito, o maior número de procedimentos que são realizados na loja ou na empresa, desde o inicio do atendimento, fechamento da venda e o pós venda. Ainda assim, é necessário que a instrução verbal também seja dada. Portanto, o gerente, por exemplo, deve ser meticuloso durante esse processo.


No entanto, apenas dar instruções aos vendedores, em termos de como devem proceder, não é o suficiente. Então, o próximo passo é se certificar de que eles sabem como realizar tais procedimentos. É importante mostrar ou explicar a eles como fazer uma tarefa específica, pois muito tempo é gasto em corrigir procedimentos que nunca foram determinados.


Se o gerente explicar aos vendedores como abrir a venda, como lançar notas e etc, com mais eficácia e perguntar se entenderam, provavelmente a resposta será afirmativa. Se então pedir para mostrarem que entenderam, pode ser que eles não sejam capazes de executar corretamente as instruções recebidas.


Lembre-se: mesmo após o treinamento, é preciso pedi-los que mostrem, na prática, o que aprenderam, é interessante informar no início do treinamento que haverá um teste ou um exemplo prático com a participação de todos, para que eles não se sintam ofendidos quando perguntados se entenderam. Somente após ter escrito os procedimentos e ter feito o “mostre-me”, o gerente saberá se os vendedores são capazes de realizar corretamente o trabalho.


Fonte: Varejista.com.br