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19 de janeiro de 2012

Como se tornar mais eficiente profissionalmente

Que tal começar 2012 tirando as promessas da gaveta? O médico oncologista e autor Auro do livro “Brainconomics – descubra suas habilidades e maximize sua eficiência” del Giglio, garante que é possível usar o poder do cérebro
a favor do sucesso, o médico une a neurociência e teorias de gestão para auxiliar os indivíduos a sair da inércia e agir.

Para o autor, é preciso reconhecer as nossas habilidades e fraquezas para buscar melhorias nas nossas atividades profissionais. “Se conseguirmos encontrar equipes onde os outros membros suprem as nossas necessidades ou quando trabalhamos com chefes que sabem utilizar as forças e fraquezas de cada um dos seus subordinados, é possível agregar mais valor às organizações”, afirmou. O autor propõe que as equipes estejam integradas, unindo forças individuais para neutralizar as fraquezas e atuar melhor como um time.

Ao desenvolvermos atividades as quais temos maior habilidade, gastamos menos energia do que ao desempenharmos aquelas que consideramos parte das nossas fraquezas.

Confira algumas dicas que o autor propõe para melhorar sua eficiência:

Aprimore seus pontos fortes – quem quer melhorar na carreira, mudar de emprego ou abrir um negócio deve se concentrar em atividades que saiba fazer bem. Nosso cérebro está voltado para nossos pontos fortes. Reforçando nossas habilidades já existentes, nos sentimos mais motivados e felizes.

Releve os pontos fracos – não adianta prometer que fará mensalmente uma planilha financeira para controlar os gastos se odeia mexer com números. Tentar aprimorar nossos pontos fracos causa um gasto excessivo de energia cerebral que não traz o resultado esperado. Para isso, peça para alguém de confiança te ajudar a desenvolver esse processo.

Poupe energia fazendo o que gosta – gostamos do que sabemos fazer bem. Este é o caminho do sucesso.

Controle suas emoções – há um consumo maior de energia cerebral quando sentimos ansiedade, raiva e ódio. Devemos fugir desses estados emocionais que diminuem nossa eficácia.

Recontextualize a realidade – podemos ver a mesma realidade de forma completamente diferente, de forma a percebê-la de maneira menos danosa para nossa mente. Outros pontos de vista sempre são relevantes para descobrirmos uma solução.

Saiba aonde quer chegar - se soubermos qual nossa missão, o caminho a seguir fica mais fácil.

Foque nas tarefas planejadas – aquilo que queremos atingir na vida deve sempre ser cultivado em primeiro lugar. Não se agarre às tarefas urgentes para fugir de seus objetivos de longo prazo.

Saiba identificar os pontos fortes das pessoas – identificando e trabalhando com as habilidades das pessoas à sua volta, é possível manter relações mais construtivas, tanto no trabalho quando na vida pessoal.

Empregue o seu tempo com sabedoria – transformamos o ócio em tempo significativo quando empregamos o tempo livre em atividades que fornecem valor à nossa vida.

Autor: Andreza Tíbano
Fonte: Pensando Grande