Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

8 de dezembro de 2011

Vantagens e desvantagens da navegação em nuvem


A chamada computação em nuvem é uma tendência que vem se disseminando aos poucos no mundo web, atingindo tanto os usuários domésticos quanto as empresas que necessitam de uma infra-estrutura boa para manter seus serviços
disponíveis sem gastar muito.


A Google tem diversos serviços que seguem a ideologia da computação em nuvem. Este por sua vez prevê o acesso às informações de qualquer lugar, simplesmente utilizando uma conexão com a internet, independente do sistema operacional, ou localização do usuário. Acredita-se que no futuro, ninguém precisará instalar nenhum tipo de software em seu computador, seja para editar textos, assistir vídeos, ou até mesmo editar imagens, tudo estará disponível na nuvem.




Vantagens


A computação em nuvem é um campo que agrada a “gregos e troianos”, atende às necessidades dos pequenos usuários com seus serviços web, e atende também as pequenas e grandes corporações com sua possibilidade de escalabilidade, confiabilidade e disponibilidade.


Tudo isso pode ser visto como vantagem, porém o uso da computação em nuvem traz benefícios que atingem outros setores. Se pensarmos que cada empresa que disponibiliza algum serviço na web tiver sua própria infra-estrutura, podemos imaginar que com o passar do tempo cada uma delas terá o seu próprio lixo tecnológico, afinal, a volatilidade de equipamentos em informática é muito alta, equipamentos são substituídos rapidamente em busca de mais poder de processamento e armazenamento. O gasto com energia também é um fator à se considerar, afinal manter servidores ligados dia e noite com refrigeração e uma estrutura de no-breaks requer um bom investimento, que seria poupado com a utilização da nuvem.


Outro fator que atrai muita gente para os serviços baseados em nuvem é a disponibilidade, não é preciso nada alem de uma conexão com a Internet para ter nas mãos o serviço pretendido. Com o advento da Internet e dos computadores, ter uma conexão razoável hoje em dia, não pode ser considerada uma “coisa difícil”.


Uma questão que atrai muitas empresas ( principalmente as pequenas ) é o fato de não precisar se responsabilizar pelos seus dados, ou se a conexão com a Internet está saturada, afinal, é mais fácil pagar uma taxa por mês para que alguma empresa assuma essa responsabilidade, do que pagar um funcionário, que pode cometer erros e por tudo a perder. Sem contar que para muitas empresas, aumentar sua infra-estrutura está ao alcance de um clique quando se está na nuvem, isso é surreal do ponto de vista físico, mas perfeitamente possível quando ser fala em computação em nuvem ( sistemas distribuídos ), basta pagar mais para ter mais recurso.


Ao usuário final é muito atraente a idéia de que se seu computador apresentar problemas catastróficos, seus dados estarão salvos, acessíveis de qualquer outro lugar ao alcance de um clique, isso traz uma confortável idéia de segurança, segurança essa que muita gente busca depois de acontecimentos desastrosos com seus dados; “nada melhor do que ter certeza que aquela apresentação da monografia está salva no meu email”.


Do lado corporativo, é inevitável assumir que a computação em nuvem é a melhor forma de empregar investimentos em hardware, afinal tudo pode ser utilizado pela web, tudo está disponível na internet, não é preciso investir alto em uma maquina com alto poder de processamento para fazer tarefas simples como um servidor de arquivos, ou ainda um servidor de email, é muito mais simples contratar algum serviço na nuvem, que desempenha essa tarefa, com segurança e confiabilidade.


Uma outra vantagem da computação em nuvem é o fato de que os administradores de rede não precisam se preocupar com atualizações constantes de software, nesse modelo de computação, os sistemas podem ser constantemente aperfeiçoados, sem risco de impactos ao usuário final. Isso traz segurança à quem trabalha na área, pois junto com esses aperfeiçoamentos, vem um nível maior de segurança, e mesmo que haja mudanças em alguns pontos importantes do sistema, os utilizadores do mesmo não sofrem com essa mudanças, prova disso é o Gmail, que já passou por inúmeras mudanças, mas nem por isso deixou de estar disponível ao seu altíssimo numero de usuários.


Sem duvida uma grande vantagem, alem de tudo que já foi dito é o fator que certamente é levado em consideração por muitas empresas, o custo da nuvem. É fato, contratar servidores conforme a demanda, pagando por hora é muito mais “lucrativo” do ponto de vista de investimentos. Imagine uma empresa investir um valor alto em uma infra-estrutura que provavelmente terá toda sua capacidade utilizada por apenas uma ou duas horas por dia, e durante o resto do tempo ficar ociosa, compensa muito contratar servidores extras para esse período de alta demanda, depois “devolve-los”.




Desvantagens


É claro que num mundo ideal, a computação em nuvem não teria defeitos, mas se tratando em termos de informática, nada é perfeito, e a Cloud Computing apresenta também algumas desvantagens e problemas.


A primeira preocupação de quem tem seus dados na nuvem, seja um usuário domestico ou corporativo, é onde de fato estão esses dados? Eles estão seguros? Como alguém pode garantir isso? A questão é que investir na nuvem pode ser algo arriscado do ponto de vista de segurança e confiabilidade, é preciso saber quem realmente manipula essas informações, ou onde elas realmente estão. É possível que os arquivos pessoais de um utilizador do Gmail estejam salvos em servidores localizados em outro pais, onde as leis que protegem a integridade dessas informações seja outra, ou até mesmo que esse pais não tenha lei nenhuma. Portanto, um servidor particular (contratado de uma empresa) é uma opção mais segura.


Outra preocupação que deve ser pensada é para o caso de se precisar de algum dado em um determinado momento e não haver conexão disponível, ninguém está livre de precisar de uma planilha contendo informações essenciais para um determinado momento e por algum motivo não ter internet para acessar esse documento.


De forma geral, as desvantagens da navegação em nuvem são subjetivas, vai depender de um bom serviço oferecido pela empresa provedora dos servidores. É claro que isso não é uma preocupação exclusiva de quem utiliza essa tecnologia, afinal, você precisa ter a mesma preocupação com hardwares e os sistemas que utiliza.




Conclusão


Computação em nuvem é uma tendência que veio para ficar, ao menos essa é realidade que está se mostrando atualmente, cada vez mais temos serviços exclusivamente web, baseados em nuvem e o numero de usuários aumenta exponencialmente a cada dia. 


A realidade é que atualmente, todos dependem da nuvem, independente do tipo de aplicação usada, basta estar navegando na internet para estar em meio a “Nuvem”.


Fonte: Teclealgo.wordpress.com