Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

28 de outubro de 2011

5 passos iniciais para divulgar um novo produto



Muitos empresários empreendedores conseguem realizar serviços realmente úteis, e também existem aqueles que criam um produto bastante inovador, mas muitas vezes essas idéias não vão para frente
por falta de uma campanha de marketing bem elaborada.
A EstiloFacil decidiu então fazer um pequeno guia de 5 passos simples e necessários para quem quer sair do anonimato e divulgar seu produto ou serviço para o público-alvo desejado. Confira abaixo:

DISTRIBUA DEMOS – Uma boa estratégia para divulgar o que as pessoas ainda não conhecem são as versões demos. Se você desenvolveu um produto e quer divulgá-lo, faça uma pesquisa de campo e distribua amostras grátis do seu produto para clientes-potenciais. Se desenvolveu um serviço inovador, ofereça seus serviço gratuitamente ou com um bom desconto para que o usuário que ainda não te conhece, passe a te conhecer e principalmente, conhecer o seu serviço e atendimento.




FAÇA MARKETING DIRETO – Uma boa estratégia que ajuda muito na hora de divulgar algo ainda deconhecido é o marketing direto. O cliente não vai até você, pois ele nem sabe que seu produto ou serviço existe, então diga à ele que existe. Faça uma pesquisa e localize o seu público-alvo, por exemplo, se o seu produto é uma enciclopédia botânica, pesquise nas escolas e faculdades ligadas à área, e recolha dados dos alunos interessados, envie formulários escritos e/ou online para entrar em contato com essas pessoas.
Quando você liga ao seu cliente-potencial oferecendo um serviço ou produto que ele se interessa, ele se sente valorizado. Tome cuidado, o marketing direto necessita de planejamento e pesquisa, sair divulgando seu produto à pessoas que possivelmente não se interessariam pode resultar em marketing negativo.

CRIE UM HOTSITE - A maneira mais prática, rápida e interessante de apresentar um produto é através dos hotsites, aquelas páginas que divulgam apenas o produto e nada da empresa. Crie um hotsite que vá direto ao ponto, mostre fotos, vídeos, depoimentos e principalmente a maneira de como o usuário poderá adquirir o produto ou serviço. Pesquise em hotsites já existentes de grandes marcas e seja criativo, quanto mais criativo é o hotsite mais interessado o cliente ficará em relação à seu produto ou serviço.

UTILIZE O EMAIL MARKETING – Essa ferramenta pode ser extremamente útil se for bem usada. Se você já possui clientes cadastrados, pode mandar uma mala direta, afinal é uma forma bem pessoal e direta de divulgar novos produtos ou serviços. Saiba fazer o uso dos dados que você possui armazenados, mas tome cuidado. Veja algumas dicas de como planejar e utilizar da melhor maneira o email marketing.

UTILIZE MÍDIA IMPRESSA – Apesar da internet ser uma excelente fonte de comunicação, grande parte das pessoas ainda utilizam a mídia impressa para consultar produtos ou serviços. Distribua panfletos demonstrando qualidades, funcionalidades e características do seu produto, cada vez que algum cliente fizer uma compra ou contratação de algum serviço. Utilize banners em seu estabelecimento, faça propaganda em jornais e revistas. Tudo isso lhe garantirá um retorno à médio e longo prazo e o custo com a publicidade logo será pago com o lucro obtido. Essa dica nem sempre é proveitosa, analise bem o seu serviço e seu público-alvo e decida se a mídia impressa irá atingir o objetivo de divulgar sua idéia.
Essas dicas são o seu pontapé inicial na divulgação de algo novo. Seja criativo e com uma boa e bem elaborada campanha de marketing atinja objetivos além do esperado. Tenha sempre em mente que “a propaganda é a alma do negócio”, se estiver passando por dificuldades, corte o que for necessário, exceto o marketing, ao invés disso, trate de investir mais recursos ainda na publicidade de seu produto ou serviço, pois é isso que lhe trará retorno garantido.


Fonte: estilofacil.com