Postura no ambiente profissional
“Nosso ambiente de trabalho pode ser melhor ou pior dependendo da nossa vontade e atitudes”.
A prática de boas maneiras, tanto na vida pessoal como profissional, representa uma vantagem para o sucesso, o que explica o grande interesse pelo assunto por parte daqueles que desejam ser bem sucedidos na vida.
As regras de boas maneiras não foram feitas para serem praticadas somente em reuniões sociais. Elas têm de encontrar espaço propício também no ambiente profissional e até mesmo pessoal. O respeito entre as pessoas deve ser uma constante, pois somente através dele é que o trabalho coletivo pode chegar a um bom termo.
- Mantenha um comportamento homogêneo com todas as pessoas, independente do cargo ou posição social. Seja cordial. Fale e haja com toda a sinceridade.
- Cuide da aparência: Roupas limpas e bem passadas, confortáveis, compatíveis como tipo físico e o gosto pessoal e, sobretudo, adequada ao horário e ao ambiente. Roupas sensuais (decotadas, curtas, transparente) usadas em festas noturnas e clubes são totalmente inconvenientes no trabalho. Sapatos limpos e confortáveis. Unhas limpas e tratadas. Cabelos limpos e penteados. No caso das mulheres: maquiagem adequada ao ambiente de trabalho. Tudo isso parece muito óbvio, mas nunca é demais reforçar o apelo.
- Mantenha a postura: Não masque chicletes. Não sente sobre a mesa. Não faça uso de bebidas alcoólicas. Se fumar, faça-o em local adequado. (Lembrando que fumar faz mal ao fumante e as pessoas que estão e ou convivem ao seu redor).
- Não discuta com colegas, mas se por acaso isto ocorrer, NUNCA em frente de outras pessoas, até mesmo para evitar constrangimento por ambas às partes.
- Cuide da língua: A linguagem vulgar, cheia de erros gramaticais, gírias, palavrões e palavras chulas é imprópria para o local de trabalho.
- Descubra o poder mágico das expressões: “pois não”, “desculpe”, ” por favor”, “obrigado” pois elas despertam muita receptividade. Seja você a tomar a iniciativa e verá que os outros aos poucos serão constrangidos à imitação.
- Não reclame da função, do salário, ou de qualquer assunto para quem não for de competência.
- FALE com as pessoas. Não há nada tão agradável e animador quanto uma palavra de saudação.
- SORRIA. Lembre-se que acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir. Esta economia traz lucros, pois o retorno é garantido.
- Chame as pessoas pelo NOME. A música mais suave para muitos ainda é ouvir o próprio nome. (Ah eu sempre faço isso!)
- Seja Amigo e Prestativo. Se quiser ter amigos, seja amigo. Interesse-se sinceramente pelos outros. Lembre-se que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que os outros sabem.
- Seja Generoso em elogiar e cauteloso em criticar. As grandes figuras elogiam, sabem encorajar, dar confiança e elevar os outros.
- Saiba que existem três lados numa controvérsia: o seu, o do dono e o de quem está certo. Preocupe-se com a opinião dos outros. Respeite sentimentos e individualidades.
“Nas grandes coisas as pessoas demonstram seu interesse. Nas pequenas coisas e nos detalhes o seu caráter”.
Elaborado por Jussara Ribeiro, adaptado por Fernando Pereira
A prática de boas maneiras, tanto na vida pessoal como profissional, representa uma vantagem para o sucesso, o que explica o grande interesse pelo assunto por parte daqueles que desejam ser bem sucedidos na vida.
As regras de boas maneiras não foram feitas para serem praticadas somente em reuniões sociais. Elas têm de encontrar espaço propício também no ambiente profissional e até mesmo pessoal. O respeito entre as pessoas deve ser uma constante, pois somente através dele é que o trabalho coletivo pode chegar a um bom termo.
- Mantenha um comportamento homogêneo com todas as pessoas, independente do cargo ou posição social. Seja cordial. Fale e haja com toda a sinceridade.
- Cuide da aparência: Roupas limpas e bem passadas, confortáveis, compatíveis como tipo físico e o gosto pessoal e, sobretudo, adequada ao horário e ao ambiente. Roupas sensuais (decotadas, curtas, transparente) usadas em festas noturnas e clubes são totalmente inconvenientes no trabalho. Sapatos limpos e confortáveis. Unhas limpas e tratadas. Cabelos limpos e penteados. No caso das mulheres: maquiagem adequada ao ambiente de trabalho. Tudo isso parece muito óbvio, mas nunca é demais reforçar o apelo.
- Mantenha a postura: Não masque chicletes. Não sente sobre a mesa. Não faça uso de bebidas alcoólicas. Se fumar, faça-o em local adequado. (Lembrando que fumar faz mal ao fumante e as pessoas que estão e ou convivem ao seu redor).
- Não discuta com colegas, mas se por acaso isto ocorrer, NUNCA em frente de outras pessoas, até mesmo para evitar constrangimento por ambas às partes.
- Cuide da língua: A linguagem vulgar, cheia de erros gramaticais, gírias, palavrões e palavras chulas é imprópria para o local de trabalho.
- Descubra o poder mágico das expressões: “pois não”, “desculpe”, ” por favor”, “obrigado” pois elas despertam muita receptividade. Seja você a tomar a iniciativa e verá que os outros aos poucos serão constrangidos à imitação.
- Não reclame da função, do salário, ou de qualquer assunto para quem não for de competência.
- FALE com as pessoas. Não há nada tão agradável e animador quanto uma palavra de saudação.
- SORRIA. Lembre-se que acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir. Esta economia traz lucros, pois o retorno é garantido.
- Chame as pessoas pelo NOME. A música mais suave para muitos ainda é ouvir o próprio nome. (Ah eu sempre faço isso!)
- Seja Amigo e Prestativo. Se quiser ter amigos, seja amigo. Interesse-se sinceramente pelos outros. Lembre-se que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que os outros sabem.
- Seja Generoso em elogiar e cauteloso em criticar. As grandes figuras elogiam, sabem encorajar, dar confiança e elevar os outros.
- Saiba que existem três lados numa controvérsia: o seu, o do dono e o de quem está certo. Preocupe-se com a opinião dos outros. Respeite sentimentos e individualidades.
“Nas grandes coisas as pessoas demonstram seu interesse. Nas pequenas coisas e nos detalhes o seu caráter”.
Elaborado por Jussara Ribeiro, adaptado por Fernando Pereira
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