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3 de setembro de 2015

Como calcular o resultado das campanhas e promoções

Muitas vezes encontramos dificuldade em medir a eficácia de algumas ações executadas em diversas áreas da empresa por não ser possível visualizar de imediato os seus resultados. Muitos executivos consideram os investimentos
com marketing um desperdício para a empresa, reforçam sua tese nos tempos de crise, com baixas vendas e concorrência acirrada. Este mesmo conceito se aplica ao treinamento dos funcionários.
O cálculo do ROI possui diversas metodologias, algumas simples, outras nem tanto. Cada metodologia varia em função da finalidade ou do enfoque que se deseja dar ao resultado, pode-se usar diferentes formulas de ROI para medir comissionamentos, retorno sobre campanhas, apostas, participação em mídias sociais, dentre muitos outros. Porém, existe uma formula simples que pode ser utilizada em todos os casos:
  
  • ROI = Lucro líquido ÷ Investimentos
representa o retorno que determinado investimento oferece. Geralmente é utilizado para determinar o retorno de investimentos isolados. Invertendo-se a relação (ROI=Investimento÷Lucro Líquido), obtém-se o tempo necessário para se reaver o capital investido.
Para algumas ações o cálculo do ROI é fácil de ser mensurado, como nos casos de uma promoção de curta duração ou uma campanha de incentivo. Porém, existem diversas ações que trazem retorno a longo prazo, de forma muito sútil para ser medido, o que faz muitos diretores acreditar que o aumento nas vendas é mérito total da equipe de vendas.

Alguns profissionais de marketing costumam calcular o ROI de anúncios em revistas, envios de email marketing, dentre outros. Porém este calculo sempre será uma estimativa, pois não é possível rastrear todas as ações do cliente, desde o impacto da ação até o fechamento da venda.


O importante é planejar bem as ações, o investimento, e estar sempre atento aos resultados, sem se deixar enganar por achismos e fórmulas.