Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

21 de maio de 2015

45 regras para criar um excelente logo para sua empresa

Esta lista traz algumas técnicas que grandes diretores de design utilizaram em alguns dos logos mais famosos do planeta. Esta lista foi elaborada para ajudar na hora de criar o logotipo da sua empresa, reflita
não apenas sobre as dicas, mas também em sua reação a cada item na lista, a última regra é a mais importante.












  • Não use mais de três cores.
  • Livre-se de tudo que não é absolutamente necessário.
  • As letras devem ser fáceis o suficiente para a sua avó ler.
  • O logo deve ser reconhecível.
  • Crie uma única versão para o logotipo.
  • Ignore completamente o que seus pais e cônjuge pensam sobre o design.
  • Tenha certeza que o logotipo parece atraente para mais do que apenas três pessoas.
  • Não combine elementos de logos populares para utilizar como um trabalho original.
  • Não use clipart sob quaisquer circunstâncias.
  • O logotipo deve ficar bem em preto e branco.
  • Certifique-se que o logotipo é reconhecível quando invertido.
  • Certifique-se que o logotipo é reconhecível quando redimensionado.
  • Se o logotipo contém um ícone ou símbolo além do texto, utilize-os de forma a se complementarem.
  • Evite tendências de design no logotipo. Em vez disso, faça um logo atemporal.
  • Não use efeitos especiais (incluindo, mas não limitados a: gradientes, sombras, reflexos e flashes de luz).
  • Coloque o logo em um box. Se possível, evitar layouts obscuros.
  • Evite detalhes confusos.
  • Considere os diferentes lugares e maneiras que o logotipo vai ser apresentado.
  • Tente expressar sentimentos de ousadia e confiança, nunca de aborrecimento e fraqueza.
  • Saiba que você não vai criar um logotipo perfeito.
  • Use linhas fortes para um mercado (público-alvo) agressivo e linhas suaves para mercados suaves.
  • O logotipo deve ter alguma conexão com o que está representando.
  • Uma foto não faz um logotipo.
  • Você deve surpreender os clientes com a apresentação.
  • Não use mais de duas fontes (Tipos de letra).
  • Cada elemento do logotipo precisa estar alinhado. Esquerda, centro, direita, superior ou inferior.
  • O logo deve parecer sólido, sem elementos muito atuais.
  • Entenda quem vai olhar para o seu logotipo antes de ter idéias sobre ele.
  • Atente a função do logotipo antes da inovação.
  • Se o nome da marca é fácil de guardar, então a marca deve ser o logotipo.
  • O logo deve ser reconhecível quando espelhado.
  • Mesmo as grandes empresas precisam de logos pequenos.
  • Todos devem gostar e entender o logo, não apenas o seu público-alvo.
  • Crie variações. Quanto mais variações, mais chances você tem de acertar.
  • O logotipo deve parecer consistente em diversas aplicações.
  • O logotipo deve ser fácil de descrever.
  • Não use frases de efeito (slogans) no logotipo.
  • Esboce as idéias em papel antes de trabalhar em um computador.
  • Mantenha o design simples.
  • Não use globos ou rabiscos como símbolos.
  • O logo não deve ser uma distração.
  • Deve ser honesto em sua representação.
  • O logo deve ser equilibrado visualmente.
  • Evite cores muito brilhantes, florescentes ou cores escuras e opacas.
  • Certifique-se que o logo não quebre as regras acima.

Fonte: tannerchristensen.com