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20 de janeiro de 2015

7 regras para um pós-venda que vende

(Saiba o que você precisa fazer para vender mais, manter seus clientes e conseguir indicações de compradores potenciais)

Quando escrevi o artigo “O Segredo do Maior Vendedor do Mundo” edição nº 126 Outubro de 2004, revelei que o “tal segredo” nada mais era do que um bom pós-venda. Apesar desse termo ser pronunciado com frequência pelos vendedores, muitos não sabem o que é nem como fazer o depois da venda.

O bom pós-venda é aquele onde o vendedor está realmente empenhado e comprometido com a satisfação e bem estar do seu cliente, ao contrário do que muitos vendedores fazem, utilizam-se do termo pós-venda como argumento para abordar clientes, mas no fundo, no fundo não estão preocupados com o cliente eles querem é vender mais para o cliente que já comprou.

Não há nada de errado em fazer uma nova venda para um cliente que já comprou, principalmente se o potencial de compra não foi totalmente explorado na primeira venda, só que isso não é pós-venda. O pós-venda tem como objetivo principal, aumentar o índice de satisfação fidelizando o cliente para futuras compras ou indicações de outros amigos. Para isso seguem SETE regras simples e eficientes, sobre como implantar um pós-venda que funcione de verdade:

1º Após fechar a venda, pergunte sutilmente ao cliente algumas datas importantes como: aniversários dele, dos filhos, do cônjuge, data de fundação da empresa e dia da sua profissão, acrescente algumas datas comemorativas que são comuns a todos como Natal, Ano Novo, Dia dos Pais Dia das mães e Páscoa, por exemplo, e forme um calendário de datas importantes para aquele cliente.

2º Organize tudo em arquivo simples contendo, além das datas acima, nomes corretos, e-mails, telefones e endereços;

3º Prepare pequenos textos e mensagens que serão enviados nas respectivas datas por e-mail, correio ou até mesmo ditas em um simples telefonema;

4º É importantíssimo que os textos expressem somente felicitações referentes às datas em questão e preocupações com as satisfações do cliente em relação ao produto ou serviço adquiridos;

5º Assine sempre todas as mensagens, para que seu nome e o da sua empresa fiquem gravados na mente do cliente. Isso é que garantira o sucesso do processo no futuro;

6º Nunca, nunca, nunca ofereça nenhum tipo de oferta, promoção ou tente vender algo no pós-venda, senão isso deixará de ser pós-venda e passará a ser venda;

7º Pense em médio prazo e não desista nos primeiros meses, pois os resultados de um programa de pós-venda não são imediatos.

Poucas coisas podem ser mais lucrativas do que um bom programa de pós-venda. Ele garantirá a manutenção de um cliente por muitos anos e muitas indicações de novos clientes.

Como disse o professor Marins, “Deve ser objetivo de todos na empresa transformar clientes em vendedores ativos, porque é mais barato manter o cliente atual do que conquistar um novo”.

Meu amigo (a) vendedor(a), não fique esperando a sua empresa montar algum programa de pós-venda. Comece hoje mesmo a cuidar de seus clientes, dando-lhes atenção, isso garantirá suas vendas de amanhã.

Por: Cesar Frazão
Fonte: www.cesarfrazao.com.br