Representantes que não servem mais
O problema é que no
passado eles foram muito úteis e ajudaram a construir a empresa, criando assim um vínculo emocional com os fundadores. Só que a empresa mudou e cresceu e este representante não acompanhou este crescimento, além do mais ele já foi bem remunerado pelos serviços prestados. Este é um sério problema e pode até mesmo levar a empresa a fechar suas portas, pois sem vendas, não há empresa que resista.
passado eles foram muito úteis e ajudaram a construir a empresa, criando assim um vínculo emocional com os fundadores. Só que a empresa mudou e cresceu e este representante não acompanhou este crescimento, além do mais ele já foi bem remunerado pelos serviços prestados. Este é um sério problema e pode até mesmo levar a empresa a fechar suas portas, pois sem vendas, não há empresa que resista.
É preciso pulso firme para enfrentar o problema e resolver a questão. Nestas circunstancias a pior coisa que pode acontecer é "empurrar com a barriga" fingindo que nada está acontecendo ou que as coisas irão mudar. A solução é planejar uma reestruturação da força de vendas e formar um novo time. Alguns representantes podem e devem permanecer, desde que estejam alinhados as novas necessidades da empresa e do mercado.
Converse aberta e francamente com seus representantes, deixe claro o perfil de representante que a empresa quer hoje e de um prazo para a adaptação a mudança, com toda a ética e transparência possível. Mas prepare-se, será impossível agradar a todos e alguns serão cortados. Deve-se pensar no futuro da empresa e não no passado, senão daqui a pouco nem o presente a empresa terá!
Meu(a) amigo(a), todos os seus representantes estão explorando ao máximo suas regiões?
Por: Cesar Frazão
Fonte: www.cesarfrazao.com.br
2 comentários:
"É o fato de terem que lidar com representantes antigos, ultrapassados e muitas vezes acomodados (...)"
09 abril, 2011Mas e quando acontece o contrário - ou melhor, com a empresa?
Zazá, acho que o representante tem a liberdade de trabalhar outros produtos além dos oferecidos pela parceira acomodada, e por isso consegue levar melhor a situação. Já a empresa precisa se esforçar para conseguir seus objetivos com os seus próprios representantes. As duas situações são ruins, mas acho que a empresa fica pior.
11 abril, 2011Postar um comentário