Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

30 de outubro de 2014

Protegendo suas idéias e sua marca.

Registro de propriedade intelectual

Toda empresa produz serviços e/ou produtos, esses conhecidos no meio jurídico como propriedade intelectual, que deve ser registrado junto aos órgãos competentes para que não haja problemas como perda ou roubo
de suas idéias e trabalhos. Um problema judicial que envolva a propriedade intelectual de uma empresa pode trazer sérios problemas ao empresário, já que seus clientes vão deixar de confiar na empresa. "Problemas desse tipo pode acontecer não por má-fé do empresário, mas por descuido em não ter protegido os dois maiores patrimônios de qualquer empresa: sua propriedade e os valores agregados à marca, conhecidos como goodwill", explica a agente de propriedade intelectual e diretora da Cone Sul Marcas e Patentes, Maria Isabel Montañés.

Segundo pesquisa realizada pela Economist Intelligence Unit, entre os cinco maiores problemas que prejudicam a imagem de uma empresa, está os que envolvem a propriedade intelectual, "isso porque tudo o que está ligado à reputação e integridade da marca abala a confiança de seus consumidores", comenta Maria Isabel.

Os empresários devem estar mais atentos do que nunca às questões que envolvam registro de marcas, patentes e propriedade intelectual, porque se não estiver devidamente registrado pode perder todos os direitos sobre seu trabalho, caso outro registre antes sua invenção e serviços, além de estar vulnerável a plágios e oportunismos de seus concorrentes.

Fonte:INCorporativa