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3 de novembro de 2014

Diferenciais - O caso do tênis Nike

Cada vez mais se torna obrigatório a  apresentação de diferenças, principalmente no mercado de trabalho onde a competitividade aumenta a cada dia, tornando pessoas mais ou menos sucedidas diante de decisões ou investimentos tomados por cada uma delas.

Em um estudo de caso ocorrido em Beaverton, local sede da matriz da Nike, podemos presenciar a seguinte situação:

Um turista em visita a cidade sede da Nike, decide fazer uma visita a sua fábrica na intenção de adquirir um Nike "por preço de banana".

Depois de ter feito um tour pelo setores da fábrica, chegou no departamento de vendas e conversou com um dos vendedores perguntando o preço de um Nike. Ficou surpreso quando o vendedor lhe respondeu que um Nike sairia por U$320 (dolares). O turista retrucou o vendedor perguntando-lhe como um Nike dentro da sua própria fábrica teria quase o mesmo preço dele nas lojas.

O vendedor respondeu que os Nikes tem preços tabelados, o que os diferencia em um país, estados ou municípios são os impostos vigentes em cada região. 

O turista desiludido foi se retirando da fábrica sem o seu Nike quando foi surpreendido pelo vendedor que lhe ofereceu um tênis similar que custava U$12. O vendedor salientou que o tênis havia um defeito mas mesmo que o turista procurasse não o encontraria. 

O turista olhou todos os detalhes de costura, material confeccionado, solado, enfim, tudo que poderia condenar o material. Depois de analisar o produto conferiu que realmente não era possível encontrar algum defeito e pediu que o vendedor o apontasse. O vendedor abrindo um sorriso disse que o defeito deste tenis é que não foi colocado o logo da Nike nele.

Em sintese o tenis tinha um valor de U$12 e a 'vírgula' da Nike o valor de U$308 o que resultaria nos U$320 cobrados pelo produto final.

A lição serve para uma empresa ou para um profissional, que ter um bom produto não é o suficiente, para ter sucesso é preciso ter diferenciais!