Diferenciais - O caso do tênis Nike
Em um estudo de caso ocorrido em Beaverton, local sede da matriz da Nike, podemos presenciar a seguinte situação:
Um turista em visita a cidade sede da Nike, decide fazer uma visita a sua fábrica na intenção de adquirir um Nike "por preço de banana".
Depois de ter feito um tour pelo setores da fábrica, chegou no departamento de vendas e conversou com um dos vendedores perguntando o preço de um Nike. Ficou surpreso quando o vendedor lhe respondeu que um Nike sairia por U$320 (dolares). O turista retrucou o vendedor perguntando-lhe como um Nike dentro da sua própria fábrica teria quase o mesmo preço dele nas lojas.
O vendedor respondeu que os Nikes tem preços tabelados, o que os diferencia em um país, estados ou municípios são os impostos vigentes em cada região.
O turista desiludido foi se retirando da fábrica sem o seu Nike quando foi surpreendido pelo vendedor que lhe ofereceu um tênis similar que custava U$12. O vendedor salientou que o tênis havia um defeito mas mesmo que o turista procurasse não o encontraria.
O turista olhou todos os detalhes de costura, material confeccionado, solado, enfim, tudo que poderia condenar o material. Depois de analisar o produto conferiu que realmente não era possível encontrar algum defeito e pediu que o vendedor o apontasse. O vendedor abrindo um sorriso disse que o defeito deste tenis é que não foi colocado o logo da Nike nele.
Em sintese o tenis tinha um valor de U$12 e a 'vírgula' da Nike o valor de U$308 o que resultaria nos U$320 cobrados pelo produto final.
A lição serve para uma empresa ou para um profissional, que ter um bom produto não é o suficiente, para ter sucesso é preciso ter diferenciais!
3 comentários:
Hoje ter um bom produto, com qualidade, desing e durabilidade é obrigação para se manter no mercado. O diferencial está em se tornar desejo e referencia.
10 abril, 2011Isso se deve a nossa cultura consumista.Todos os Nike Vendidos no Brasil como Importados são fabricados logo ali em Caxias City Pagamos por uma Etiqueta.
12 abril, 2011fico aguardando o retorno das ferias ansioso pois o bolg e uma fonte de conhecimento
22 março, 2012Postar um comentário