Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

21 de julho de 2014

Como descartar o lixo tecnológico

O Correio Braziliense trouxe esta excelente matéria sobre como lidar com problema do lixo tecnológico. É sabido que todos os dias entram novos produtos no mercado mundial que mexem com a cobiça do ser humano
. Aparelhos celulares não duram mais que um ano com seus donos, televisões comuns não satisfazem mais as necessidades do consumidor, o computador de “última geração” não é mais depois de uma semana da compra.

Iremos citar aqui alguns procedimentos corretos para lidar com alguns tipos de lixo tecnológico dos mais comuns:

Eletrônicos

Instituições como ETB aceitam doações em geral como televisões, DVDs, players, câmeras digitais, entre outros. A fabricante HP recebe todos os tipos e marcas de produtos eletrônicos pelo programa Take Back & Recycling que aceita inclusive cabos, teclados e mouse. É possível vendê-los ainda em sites de leilão pela internet ou em lojas especializadas.

Cartucho/Tonner de impressora

Se eles estão encostados na empresa, há a possibilidade de desfazer-se deles e, de quebra, ganhar algum dinheiro. Basta vender esses dispositivos para as empresas que fazem seu recondicionamento. Segundo a Associação Brasileira de Recondicionadores de Cartuchos para Impressora (Abreci), as empresas costumam pagar R$ 5 por cartucho e R$ 10 por tonner.

Periféricos

A maioria das instituições de caridade aceitam todo os tipos de equipamentos e se não tiverem conserto, são enviados para cooperativas de coleta seletiva.

Hardware depois do upgrade

O CRC do Gama, assim como outras entidades em todo o país, recebem placas-mãe, pentes de memória, drives de CD-ROM, entre outros. Além disso, é possível vender esses dispositivos em sites de leilão virtual ou em loja de usados.

Celular

A empresa Nokia tem programa de reciclagens de baterias e aparelhos. Mais de 80% dos aparelhos da empresa são recicláveis. Outros fabricantes como a Motorola recolhem o telefone móvel antigo dos usuários. Algumas instituições de caridade aceitam doações desses dispositivos para vendê-los e reverter em verba para a manutenção do local.

Computador

Se o seu computador tiver CPU 486 ou superior, você pode doá-lo para a Fundação Pensamento Digital, pelo site da empressa Dell. Tambpem pode ser doados monitores, teclados e mouses. O CRC do Gava também recebe as máquinas. Quem preferir, sempre há a possibilidade de vender o PC em lojas de usados, via internet ou entrar em contato com a fabricante para que ele faça o melhor descarte.


Baterias e pilhas


De acordo com a resolução Conama, as baterias e pilhas que contiverem alta quantidade de chumbo, mercúrio e cádmio devem ser recolhidas e recicladas pelos fabricantes de celulares eletrônicos. A orientação de descarte deve vir na embalagem do produto. A Sony Ericsson, a primeira a interromper o uso de baterias de níquel-cádmio em todos os celulares, faz a reciclagem de aparelhos e bateria em suas lojas especializadas.

Embalagens

Além disso, algumas empresas como a Nokia já comercializam capas para celular feitas de matéria-prima orgânica, constituída de mais de 50% de material reciclável.

Estes problemas existem em todo o mundo. A ação local traz o com que tenhamos exemplo e resultados de maneira global.


Procure saber como fazer o descarte, doação em sua região para que consigamos minimizar este problema.

Fonte: www.revistameioambiente.com.br