Como encontrar o contato ideal para uma negociação
O contato ideal
Quem é seu contato no cliente? A resposta a essa pergunta é fundamental para o sucesso de sua abordagem. Até porque um dos grandes perigos de se tentar vender para contatos inadequados é exatamente
a perda de tempo. O vendedor vai à reunião, faz a apresentação do produto e, ao fim, ouve frases do tipo: “Interessante... vou ficar com seu material e apresentar para meu chefe. Se ele gostar, entraremos em contato...”.
a perda de tempo. O vendedor vai à reunião, faz a apresentação do produto e, ao fim, ouve frases do tipo: “Interessante... vou ficar com seu material e apresentar para meu chefe. Se ele gostar, entraremos em contato...”.
Lembre-se: o contato ideal é aquele que compra. Ele pode ser definido pela sigla DAN, que significa:
D –Aquele que tem o Dinheiro.
A –Aquele que possui a Autoridade para gastar o dinheiro.
N –Aquele que tem a Necessidade de seu produto ou serviço.
O DAN, às vezes, pode ser mais de uma pessoa, e sim um conjunto de pessoas. Nesse caso, identificar o papel de cada uma no processo é o primeiro passo.
Nem sempre o diretor da empresa, que na teoria seria o DAN, é o seu alvo em uma negociação. No caso de uma venda de equipamentos de Automação ou TI, o seu alvo pode estar bem abaixo do diretor da empresa, o responsável por TI ou o gerente da loja pode ser o melhor caminho para o sucesso da sua abordagem, estes seriam os que tem a necessidade (N) e Autoridade (A) para gastar o dinheiro e investir no seu produto. Uma boa preparação e estudo sobre o cliente antes de uma tentativa de contato podem ser fatores decisivos na hora da negociação.
Por: Edson Rodriguez
Fonte: Venda Mais
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