Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

12 de maio de 2014

Os cuidados com o sucesso da empresa


A maldição do sucesso

Por que algumas empresas são capazes de prosperar em momentos de ruptura, surfando nas ondas da descontinuidade tecnológica e de mercado para superar e vencer seus concorrentes, enquanto outras vacilam ou caem no esquecimento
? As mesmas forças sobre as quais o sucesso foi construído se transformam, gradativamente, em efeitos colaterais tóxicos. Em um ambiente de negócios em constante mudança, quem não consegue se ajustar acaba perdendo a vez.

A autoconfiança excessiva ou mesmo a arrogância leva os executivos a assumirem totalmente as decisões em suas áreas e a evitarem o diálogo ou as decisões coletivas. Tudo isto prejudica a sensibilidade estratégica e dificulta o direcionamento para alcançar novas oportunidades. Também é difícil prevenir-se contra ela, uma vez que o declínio é um processo vagaroso, mesmo líderes espertos e com boa fé sucumbem ao encantamento com o sucesso passado e acabam sofrendo de miopia estratégica.

Outro fator que afeta organizações soberbas, é a negligência. Negligência é, por exemplo, manter-se em um modelo de negócio ultrapassado, negando que os sinais vitais do negócio já começaram a demonstrar problemas. Aumento do ciclo financeiro, advindo de práticas de aumento do tempo de pagamento dos clientes e dos estoques de consignação, erosão das margens, resultante dos descontos para ganhar os pedidos e a rotatividade dos cargos críticos, que são roubados pela concorrência.

Isso costuma acontecer quando pessoas e organizações experimentam a euforia da vitória, mas, raramente, essas mesmas pessoas talentosas - geralmente os executivos principais das empresas - e organizações admiradas olham para trás, para rever todos os elementos de seu modelo de negócios e se perguntar se estão se aprimorando ou não. Uma das coisas mais importantes que uma empresa (ou uma pessoa) pode fazer é desenvolver uma mentalidade que admita que tudo pode ser melhorado, sempre.

A apatia (ou letargia) ocorre quando uma organização se envolve com uma cultura de conforto, con fiança e muita informalidade. Quando as empresas atingem o sucesso, frequentemente caem na armadilha do fomento de uma cultura de aposentadoria precoce, cujas características são, em geral, lentidão, decisões com base em consensos, ambiguidade e falta de comportamento agressivo. A cultura de uma empresa apática tem características nefastas. Uma organização apática e negligente teme mudanças. Quando as organizações ficam complexas, as suas tarefas ficam difíceis de serem executadas, a burocracia se generaliza e o medo na empresa em relação à mudança aumenta, até chegar ao ponto de provocar uma paralisia organizacional que impede que se mantenha a motivação para a implementação de novos projetos. Time que está ganhando, se mexe, sim!!    

Autor: Luis Augusto Lobão Mendes