Como agir com funcionários difíceis
Lidando Com Funcionários Difíceis.
Todos os gerentes terão que lidar com funcionários difíceis durante as suas carreiras. Por quê? Primeiro, porque sempre existirão funcionários difíceis. Segundo, porque é seu trabalho como gerente lidar com eles. E pode ter certeza de uma coisa: se você não lidar com o problema, isso só vai piorar a situação.
Por Que Funcionários Díficeis São Assim?
Eles são assim simplesmente porque este é um comportamento que têm funcionado para eles ao longo do tempo. Talvez eles não conheçam outra forma de se comportar ou talvez eles escolham este comportamento achando que será o mais efetivo.
Você terá êxito lidando com um funcionário difícil somente na medida em que você fizer com que esses comportamentos indesejáveis não sejam mais efetivos para eles. De certa forma, é como lidar com crianças. Se cada vez que uma criança grita, seus pais lhe dão um chocolate, o que a criança vai fazer quando quiser um chocolate? Ela vai gritar, claro! O mesmo acontece com o funcionário que explode quando alguém discorda dele. Quando faz isso, as pessoas param de discordar dele e aí ele pensa que venceu…
Você terá êxito lidando com um funcionário difícil somente na medida em que você fizer com que esses comportamentos indesejáveis não sejam mais efetivos para eles. De certa forma, é como lidar com crianças. Se cada vez que uma criança grita, seus pais lhe dão um chocolate, o que a criança vai fazer quando quiser um chocolate? Ela vai gritar, claro! O mesmo acontece com o funcionário que explode quando alguém discorda dele. Quando faz isso, as pessoas param de discordar dele e aí ele pensa que venceu…
Como Um Gerente Lida Com Funcionários Difíceis
- Avalie
- Faça o seu dever de casa
Sempre aja sobre fatos. Não baseie suas ações em fofocas ou rumores. A pessoa que espalha uma fofoca já é, por si só, um caso de funcionário difícil. Se você não viu o comportamento inadequado com os próprios olhos, investigue minuciosamente. Pergunte às pessoas que estão deveras evolvidas. Colete todos os fatos que puder antes de agir. Não utilize o fato de não ter visto o comportamento inadequado como uma desculpa para postergar uma ação sobre a questão. É importante agir prontamente.
Se assegure que você não faz parte do problema. Vai ser muito mais complicado permancer calmo e imparcial ao confrontar o comportamento difícil se você for parcialmente responsável. Se esse é o caso, se assegure que você está consciente de seu papel na questão (ao menos para você mesmo).
- Desenvolva um plano
Você é um gerente. Você sabe bem o valor do planejamento e esta situação não é diferente. Você precisa planejar o momento do confronto. Você precisa escolher um local quieto e privado (onde não será interrompido). Você precisa decidir se precisa ter outras pessoas presentes na reunião (um representante do RH, por exemplo). E aí, quando você estiver preparado, é hora de agir.
Como disse anteriormente, não é preciso agir impulsivamente, mas é necessário agir com rapidez. Quanto mais for permitido continuar a um comportamento inadequado, mais difícil será modificá-lo ou coibi-lo.
- Confronte o problema
Não deixe para mais tarde. Pode não ser agradável, mas é uma parte importante do seu trabalho. Tenha certeza de uma coisa: isso não vai se resolver sozinho e só tende a piorar. Você já planejou este confronto, agora é hora de executá-lo.
- Lide com o comportamento, não com o indivíduo
Sua meta é construir uma solução, não “vencer”. Foque no comportamento inadequado. Não ataque o indivíduo.
Afirme seu desejo coletivo: “Eu preciso de todo mundo no time na hora, de forma a alcançar nossas metas” ao invés de acusações personalizadas: “Você está sempre atrasado”.
Não assuma que o comportamento inadequado é causado por uma intenção negativa. Ela pode ser originada por medo, confusão, falta de motivação, problemas pessoais, etc.
Dê à outra pessoa uma chance de criar uma solução para o problema. Ela tende a se apropriar mais da solução se for, ao menos, parcialmente responsável pela sua criação.
- Tente deduzir as razões por detrás do comportamento
Na medida em que você conversa com o funcionário difícil, ouça atentamente o que ele diz. Permaneça calmo e também positivo, mas mantenha-se imparcial e evite julgar. Faça perguntas que não possam ser respondidas em uma ou duas palavras. Importante: não interrompa.
Quando você responder ao funcionário difícil, permaneça calmo. Resuma novamente o que eles acabaram de falar: “então o que eu entendi do que você disse é…”, de forma a que ele saiba que você está efetivamente escutando.
Se puder determinar qual é a verdadeira causa do comportamento inadequado do funcionário difícil, você terá uma chance bem maior de encontrar uma solução. Algumas vezes estes confrontos vão evoluir tranquilamente à uma conclusão, ou ao menos de forma rápida. Outras vezes vai ser necessário várias reuniões até o problema ser resolvido.
- Repita enquanto for necessário
Problemas menores, tais como chegar tarde, você vai poder resolver num simples bate-papo com o funcionário na sua sala. Um problema de “bully” no departamento – para quem tem utilizado este comportamento com êxito desde o pré-escolar – pode necessitar mais de um confronto antes de uma solução ser encontrada. Seja paciente. Não espere sempre resultados instantâneos. Almeje aprimoramento contínuo ao invés de tentar obter êxito instantâneo.
- Saiba quando o caso está além de sua “jurisdição”
Algumas vezes a questão subliminar com um funcionário difícil vai estar além da sua capacidade. O funcionário pode ter problemas psicológicos que demandam ajuda profissional, por exemplo. Perceba quando vale continuar tentando e quando é necessário encaminhar o funcionário para uma ajuda especializada.
- Saiba quando você chegou ao fim da estrada
Apesar da meta ser sempre alcançar uma solução mutuamente aceitável, que resolva o comportamento inadequado do funcionário difícil e mantenha o seu time no modo de alta-performance, nem sempre isso é possível. Quando você alcança um impasse e o funcionário não está disposto a mudar seu comportamento, aí você precisa iniciar os procedimentos de desligamento de acordo com a política de sua empresa.
Chegando a uma Solução
O resultado desejado ao confrontar o comportamento inadequado de um funcionário difícil é um acordo em prol de uma solução. Você sabe que este comportamento inadequado vai continuar ao não ser que você e o funcionário concordem numa solução. O funcionário precisa saber o que é inadequado sobre o seu comportamento e também precisa saber o que é um comportamento adequado. A necessidade do gerente de se comunicar claramente é sempre alta. E é especialmente importante nessas situações. Se assegure firmemente que os funcionários entendem os pré-requisitos e as consequências.
Fonte: alliancecoaching.wordpress.com
2 comentários:
Comentário de Guilherme Guartieri:
07 fevereiro, 2012Olá, muito bom o texto. E confesso que preciso de ajuda, trabalho em uma empresa automotiva, o proprietário é meu tio, trabalhei no pátio como borracheiro, mecânico, alinhador e balanceador.. tenho uma grande facilidade em aprender o serviço, mais lidar com gente não é o meu grau mais forte, por exemplo, quando trabalhava no pátio os funcionários brincavam, brincavam e assim eu levava, dai meu tio precisou de um gerente, e decidiu colocar eu como o tal, tenho 20 anos, e meu primo também trabalha na empresa, é totalmente complicado lidar com os funcionários, preciso de ajuda e dicas.
Olá Guilherme, foi preciso moderar o seu comentário por questões de privacidade, pois haviam informações de contanto.
07 fevereiro, 2012Primeiramente os parabéns pela sua nova empreitada, pode contar com a Automatizando para auxiliar a você e sua empresa com equipamentos para automação comercial.
Realmente, gerenciar pessoas não é fácil, é preciso muito jogo de cintura e experiência para lidar com determinados perfis de funcionários. E no seu caso, que já trabalhou de igual para igual com as pessoas que agora são seus subordinados, tem um obstaculo a mais para superar, que é o vínculo afetivo que foi cultivado entre vocês.
Talvez o que você mais precise se atentar seja a forma como eles, os seus funcionários, vão encarar a situação e reagir a sua posição de liderança. Seja compreensivo, mas firme em sua liderança. Faça do seu relacionamento com seus funcionários o ponto forte da sua gestão.
Quanto a nossa ajuda, colocamos a sua disposição o Blog da Automatizando, que tem a missão de trazer informação e auxiliar pessoas como você, que assim como a Automatizando, procura sempre evoluir e exercitar o seu máximo profissionalmente e socialmente.
Seguem alguns artigos que acredito que vão te ajudar nesse começo, fiz uma ordem lógica de leitura para te ajudar, e não esqueça de deixar seu comentário contando as suas experiências! Um abraço e boa sorte!
Artigos:
- Como montar uma equipe com funcionários de perfis diferentes (Para você encontrar seu perfil psicológico, tem um teste no final do artigo!) - http://bit.ly/AuDUMJ
- Teste sua capacidade de liderança - http://bit.ly/TesteLideranca
- Como gerenciar pessoas - http://bit.ly/GerenciarPessoas
- Como promover o espírito de equipe no trabalho - http://bit.ly/ia7QiC
- 5 regras básicas para promover um ambiente de trabalho divertido e aumentar a produtividade - http://bit.ly/iIpVQN
- Os 7 erros mais comuns de homens de negócio mal sucedidos - http://bit.ly/yvpQzf
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