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15 de outubro de 2010

Como apresentar corretamente os produtos na loja

Os novos recursos para vender mais produtos de fixação

 Muitas vezes, somos surpreendidos positiva ou negativamente quando visitamos alguns estabelecimentos do varejo, seja uma pequena loja de bairro, um supermercado, um home center ou outro modelo de comércio.

 Para nós, que estamos diretamente envolvidos com o varejo, e até mesmo para quem não está, como o consumidor que visita a loja, não existe sensação melhor do que uma ótima exposição de produtos de fixação, com gôndolas abastecidas e organizadas, produtos limpos, clareza na distribuição das cartelas, a fim de solucionar problemas e necessidades da clientela. Afinal, tudo o que o consumidor quer é ser bem atendido e sair da loja satisfeito.

Existem algumas técnicas de merchandising que podem, e devem, ser utilizadas para que sua loja fique ainda mais atraente e cause boa impressão.
Relacionei algumas delas para que você, caro revendedor, comece a praticar desde já e sinta a diferença.

Importância das cores nas cartelas

Os fabricantes de produtos de fixação costumam dividir suas linhas de produtos por cores, justamente para facilitar a exposição na gôndola e facilitar a escolha do consumidor.

Como exemplo, temos a família de cartelas de buchas (buchas de fixação de parafusos), item com grande demanda no varejo.
Dentro de suas categorias, são classificadas com as seguintes divisões:

Cartelas azuis - contém buchas para drywall;
Cartelas amarelas - são as buchas para concreto;
Cartelas verdes – reúnem as buchas para todas as paredes (buchas universais).

No PDV, o visual conta muito. Ele é parte do processo de compra. As cartelas identificadas por cores auxiliam na arrumação dos produtos nas gôndolas, de acordo com o melhor visual da loja.

Uma boa dica - Alinhe as cartelas horizontalmente pelas cores; e verticalmente pelas medidas.

Check out não é cross selling, check out é IMPULSO.

É comum confundirem check out com cross selling. Na verdade cross selling é uma maneira prática de expor produtos que complementam a utilização de um determinado item. Como o nome se refere: cross = cruzada e selling = venda. Por exemplo: se a sua loja tem um espaço com a exposição de alguns modelos de ventiladores, inclua também diferentes soluções em fixação para esse tipo de aplicação, como buchas para drywall ou buchas universais, ideais para os sistemas de construção a seco. Afinal, para solucionar o problema de seu cliente, alguns itens que fazem parte da instalação são essenciais, e um showroom organizado também ajuda a orientar a venda e a aumentar o giro de produtos.

O revendedor pode orientar o cliente na solução do problema, e promover uma venda naturalmente.

O check out e a venda por impulso

Muitas vezes os clientes se esquecem de comprar aquela buchinha ou aquele silicone que precisava, ou precisará em breve. O check out é a última chance de promover novas vendas em seu estabelecimento. É também uma ferramenta muito utilizada para expor pequenos produtos de baixo giro, e assim movimentar o estoque e promover a venda.

Materiais disponíveis para cross selling

Descrevi alguns materiais disponíveis para contribuir na melhor arrumação da loja e exposição de produtos:

  • Fita
  • Streep
  • Wobbler
  • Display
  • Totem
  • Móbile
  • Take-one
  • Faixa de gôndola

Fique atento:
Alguns desses itens podem ser solicitados ao seus fornecedores, por intermédio do representante, ou via 0800 e áreas exclusivas para lojistas no site do fabricante.

Evite gambiarras

Jamais tente arrumar as peças de merchandising ou comunicação visual com recursos de improviso. Quebrou, jogue fora. As "gambiarras", tão sugeridas em diversas situações, também fazem parte da rotina de algumas lojas para concertar de displays, fitas streep e demais materiais de PDV. Esse recurso, porém, vai contra todo o propósito dessas importantes ferramentas promocionais. Além disso, criam um aspecto envelhecido e mal cuidado à loja, o que não funciona bem para a atual cultura do nosso mercado, formado por consumidores cada vez mais exigentes e que priorizam o conforto das instalações e bom atendimento dos vendedores.

Autor: Leandro Aguilar
Fonte: Administradores.com.br