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2 de abril de 2014

Internet para o bem ou para o mal da empresa

O cliente é quem manda

Com a internet, uma única pessoa irritada é capaz de disseminar instantaneamente sua opinião para milhões de outras, o que pode afetar empresas bem-sucedidas e colocar em risco a reputação
de uma marca.

Portanto, as companhias não podem mais se dar ao luxo de ignorar as causas e consequências dessa mídia espontânea gerada pelos clientes. “Os consumidores não são mais observadores passivos; eles na verdade definem e dão forma ao mundo dos negócios e ao mercado de trabalho do futuro”, afirma o autor, Pete Blackshaw, que é especialista em marketing interativo e comportamento do consumidor.

O livro parte de exemplos de organizações conhecidas mundialmente – como Toyota, Dell, Nike e General Motors – para explicar como as empresas devem interpretar, analisar e reagir às mensagens dos clientes, oferecendo uma perspectiva nova e convincente que garanta a credibilidade em tudo o que fazem. Segundo o autor, alcançar 100% de credibilidade é a única maneira que as empresas têm de reagir ao potencial crítico de seus consumidores.

Os seis fatores determinantes para a credibilidade da empresa
:
  • Confiança: quando a empresa negocia de maneira honesta, ética e direta com o cliente, este sente que pode depender dela ou de seus produtos ou serviços;

  • Autenticidade: companhias autênticas são consideradas verdadeiras e sinceras, consistentes e genuínas;

  • Transparência: organizações transparentes não escondem suas práticas e políticas e tornam pública a maioria dos dados relevantes;

  • Atenção ao consumidor: empresas que ouvem o cliente são vistas como amigáveis, convidam ao diálogo e incentivam críticas e sugestões;

  • Receptividade: uma companhia é considerada receptiva dependendo de como reage, administra e lida com o feedback dos consumidores;

  • Confirmação: julgamento coletivo de consumidores, como um consenso de “verdades” positivas ou negativas sobre uma empresa ou marca.
Fonte: Empreendedor

Fique atento, hoje em dia a internet e principalmete as redes sociais como fóruns e blogs são o primeiro lugar que um consumidor indeciso procura informações sobre o produto ou serviço que pretende adquirir.

Você tem algum exemplo de produtos que pretendia adquirir e deixou de fazê-lo por críticas de usuários na internet?