Internet para o bem ou para o mal da empresa
O cliente é quem manda
Com a internet, uma única pessoa irritada é capaz de disseminar instantaneamente sua opinião para milhões de outras, o que pode afetar empresas bem-sucedidas e colocar em risco a reputação
de uma marca.
Com a internet, uma única pessoa irritada é capaz de disseminar instantaneamente sua opinião para milhões de outras, o que pode afetar empresas bem-sucedidas e colocar em risco a reputação
de uma marca.
Portanto, as companhias não podem mais se dar ao luxo de ignorar as causas e consequências dessa mídia espontânea gerada pelos clientes. “Os consumidores não são mais observadores passivos; eles na verdade definem e dão forma ao mundo dos negócios e ao mercado de trabalho do futuro”, afirma o autor, Pete Blackshaw, que é especialista em marketing interativo e comportamento do consumidor.
O livro parte de exemplos de organizações conhecidas mundialmente – como Toyota, Dell, Nike e General Motors – para explicar como as empresas devem interpretar, analisar e reagir às mensagens dos clientes, oferecendo uma perspectiva nova e convincente que garanta a credibilidade em tudo o que fazem. Segundo o autor, alcançar 100% de credibilidade é a única maneira que as empresas têm de reagir ao potencial crítico de seus consumidores.
Os seis fatores determinantes para a credibilidade da empresa:
O livro parte de exemplos de organizações conhecidas mundialmente – como Toyota, Dell, Nike e General Motors – para explicar como as empresas devem interpretar, analisar e reagir às mensagens dos clientes, oferecendo uma perspectiva nova e convincente que garanta a credibilidade em tudo o que fazem. Segundo o autor, alcançar 100% de credibilidade é a única maneira que as empresas têm de reagir ao potencial crítico de seus consumidores.
Os seis fatores determinantes para a credibilidade da empresa:
- Confiança: quando a empresa negocia de maneira honesta, ética e direta com o cliente, este sente que pode depender dela ou de seus produtos ou serviços;
- Autenticidade: companhias autênticas são consideradas verdadeiras e sinceras, consistentes e genuínas;
- Transparência: organizações transparentes não escondem suas práticas e políticas e tornam pública a maioria dos dados relevantes;
- Atenção ao consumidor: empresas que ouvem o cliente são vistas como amigáveis, convidam ao diálogo e incentivam críticas e sugestões;
- Receptividade: uma companhia é considerada receptiva dependendo de como reage, administra e lida com o feedback dos consumidores;
- Confirmação: julgamento coletivo de consumidores, como um consenso de “verdades” positivas ou negativas sobre uma empresa ou marca.
Fonte: Empreendedor
Fique atento, hoje em dia a internet e principalmete as redes sociais como fóruns e blogs são o primeiro lugar que um consumidor indeciso procura informações sobre o produto ou serviço que pretende adquirir.
Fique atento, hoje em dia a internet e principalmete as redes sociais como fóruns e blogs são o primeiro lugar que um consumidor indeciso procura informações sobre o produto ou serviço que pretende adquirir.
Você tem algum exemplo de produtos que pretendia adquirir e deixou de fazê-lo por críticas de usuários na internet?
1 comentários:
Várias vezes eu já deixei de comprar um produto por encontrar referências ruins na internet, e muitas destas vezes acabei comprando o produto concorrente!
23 setembro, 2010Postar um comentário