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13 de agosto de 2010

Como criar um calendário de promoções na loja

Crie um calendário promocional para sua loja.

Mês do mirtilo, do panini, semana do atum. Os supermercados norte-americanos promovem os mais diversos alimentos e produtos por meio de calendários promocionais, na maioria

das vezes criados em parceria com os fornecedores. SM reuniu algumas dicas para você programar as atividades da sua loja
:

- Faça uma pesquisa entre seus clientes: veja quais produtos respondem melhor a promoções, quais apresentam bom desempenho independentemente do período, além de identificar os de menor giro e maior margem. Com base nos dados, você poderá selecionar os principais produtos e distribuí-los ao longo do calendário. É importante não coincidir com datas tradicionalmente fortes, como Dia das Mães, Páscoa, entre outras.

- Faça acordos com os fornecedores: essa é uma ação facilmente desenvolvida quando associada ao calendário produtivo e em parceria com fornecedores locais. Negocie volumes extras, bem como melhores preços e/ou mercadorias bonificadas. Como garantia, seus parceiros ganharão destaque na loja e nos materiais de comunicação.

- Invista em divulgação: dê destaque para o período promocional nos encartes e demais formas de comunicação da empresa, como site e/ou chamadas no carro de som.

- Amostras e degustação motivam a compra: o contato direto com o produto é a melhor forma de convencer o consumidor. No caso de ingredientes, faça uma degustação que envolva várias formas de preparo.

- Estimule o cliente a participar: as donas de casa podem sugerir receitas. Já os mais jovens seriam convidados a criar frases e atividades relacionadas ao produto e/ou categoria. Conceda desconta a esses clientes na compra dos produtos.

Fonte: www.supermercadomoderno.com.br