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11 de agosto de 2010

Como aumentar as vendas aceitando cheques de clientes

Cheque pré-datado pode dar lucro.

Muitos supermercadistas têm receio de aceitar cheques pré-datados em função do risco de inadimplência. O perigo existe e deve ser sempre analisado. Feito isso, os resultados podem

ser melhores do que se imagina. Veja o caso da loja independente Ilha da Princesa, que fica na cidade de Ilha Bela, no litoral paulista. Lá, o cheque pré-datado é um dos responsáveis pelo elevado faturamento por m2: R$ 31,4 mil, enquanto a média do setor é de R$ 16,6 mil/ano. No supermercado, o prazo normal de pagamento com cheque é de 45 dias.

Porém, quem faz compra às segundas, quartas e quintas pode pagar em 50 dias. Segundo o proprietário Antonio Marques Nogueira, 48% das vendas são feitas dessa maneira. “O índice de inadimplência é de apenas 0,35% ao mês. Se eu considerar que a taxa cobrada pelas administradoras de cartão de crédito é de 3% a 3,5% das vendas, o cheque é mais rentável”, afirma. A empresa mantém um departamento de crédito e cobrança. Conta com uma equipe de três pessoas que analisa, entre outras informações, se o cliente mora na cidade, se trabalha e em que local, quanto tempo está na empresa, qual a renda familiar e se tem casa própria. No ano passado, a loja, de 688 m2, faturou R$ 21,6 milhões.

Fonte: www.supermercadomoderno.com.br