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25 de setembro de 2015

Como usar corretamente a área de TI

Não é tarefa fácil mudar um conceito. É o caso da Tecnologia da Informação. A área surgiu, cresceu e evoluiu sob a âncora da computação nos anos 70. Mas ainda hoje os departamentos de TI são vistos, por quem é de fora, como uma verdadeira caixa-preta – intocada e desconhecida pelos demais setores da empresa.

Um dos mitos mais comuns, que já está em queda, é que o segmento de TI representa apenas um suporte para outras áreas que buscam eficiência e automação. Isso não é verdade. Os executivos da área conhecem muito bem a estrutura empresarial e têm uma visão abrangente de todos os departamentos da empresa. Cada vez mais os diretores de informática – ou Chief Information Officers/CIOs – e gestores das companhias têm na área de TI o canal para viabilizar a solução e aprimorar a administração dos negócios.

Diferentemente de décadas passadas, a Tecnologia da Informação transpira business e suas demandas ganham importância quanto maior o grau de maturidade dos dirigentes empresariais. Os profissionais que atuam no segmento são capazes de sugerir mudanças em processos e metodologias cruciais para aumentar a competitividade e produtividade de uma companhia.

Esse papel de integrador referenda o objetivo máximo dos departamentos de TI – que não é puramente comercial tampouco financeiro. São profissionais que sabem montar equações que combinam, aprimoram e atendem ações e carências de vários setores.

Pensando em um conjunto, é a mão de obra altamente qualificada do segmento a grande responsável pela evolução e avanço das grandes ferramentas de TI no mundo. Posso corroborar nessa matéria e falar da relevância desse trabalho com a criação dos grupos de usuários de aplicativos – que crescem em todos os países desenvolvidos e na qual estou inserido.

Os profissionais de TI formam uma voz singular como grupo que abre não apenas os canais nas grandes corporações de produtoras de softwares aplicativos, mas que também promovem a importância estratégica de TI para as empresas. As discussões nos encontros de grupos de usuários envolvem CIOs e profissionais gabaritados da indústria ou do varejo, sempre comprometidos com as metas e necessidades da direção das empresas. Por isso, estamos muito próximo dos centros de decisões estratégicas.

Em casos específicos, como a implementação do SPED contábil, o grupo de TI deve entender e atender a área fiscal, além de compreender as intenções do governo. Ao unificar as estratégias de cada departamento com agentes externos, é possível atingir os objetivos da companhia de forma plena.

Atualmente, outro importante papel desempenhado pelos CIOs recai sobre a governança de TI. Ela funciona como adendo à governança corporativa, já que envolve análise de riscos e estratégias, bem como a transparência dos processos internos.

Apesar de ser um acontecimento relativamente recente, que se tornou mais intenso nos últimos cinco anos, essa movimentação em governança é consequência de grandes colapsos econômicos. Desde a americana Enron até a última grande crise, as companhias constataram a necessidade de aprimorar seus processos. Afinal, a TI atua não apenas na busca pelo lucro, mas também rumo à excelência empresarial.

Autor: Érlen Ângelo
Fonte: Administradores.com.br