Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

2 de julho de 2015

Etiqueta para o WC do escritório: os 9 mandamentos


Assunto chato de comentar, mas em alguns lugares é um verdadeiro pesadelo!

Podemos considerar o banheiro do escritório um território especial: espaço sagrado para muita gente que nele se refugia para aliviar alguma
tensão, para outros serve apenas a sua própria funcionalidade. No entanto, e precisamente porque é compartilhado por todos ou pelo menos por muita gente, deve-se decorar os 9 mandamentos da etiqueta para o WC do escritório.

  1. Um único propósito. Se vai ao banheiro é porque precisa ir – existe um único objetivo pelo qual se levanta do seu posto e atravessa todo o escritório para ir ao WC… e que assim seja. Evite falar ao celular, fumar, comer ou realizar reuniões secretas com outros colegas no banheiro. Além de incomodar os outros “usuários”, nunca se sabe quem pode entrar.
  2. Bater antes de abrir. Um banheiro é um dos locais mais privados que existe e quem o utiliza gosta de manter toda a sua integridade, principalmente no local de trabalho. Por isso, quando estiver em dúvida sobre a ocupação do WC, espie para certificar se vê pés ou bata na porta e espere uma resposta antes de entrar de repente e assistir a algo que iria preferir nunca ter visto. É uma simples cortesia, até porque perdem-se chaves, os trincos partem e, com a aflição, alguém pode ate esquecer-se de trancar a porta.
  3. Os chorões. Já aconteceu com todos entrar no banheiro e deparar com o colega do departamento de marketing ou de produção em plena crise de choro, agarrado a um pacote de lenços e abanando a cabeça em desilusão. Pode ser um mau dia, pode ter acabado de receber uma péssima notícia, pode estar aliviando alguma ansiedade acumulada, pode ter sido chamado ao escritório do diretor e talvez as coisas não tivessem corrido da melhor forma… Não tente consolar o colega, até porque se a pessoa se refugiou no WC é porque provavelmente não quer ver nem falar com ninguém. Se não consegue ficar indiferente, pergunte respeitosamente se a pessoa precisa de alguma coisa, um copo de água ou se quer que chame alguém. Saia e não comente com ninguém o que acabou de ver. Essa pessoa agradece. 
  4. A saga do papel higiênico. Se acabou com o papel higiénico, é o seu dever avisar imediatamente quem tem a responsabilidade de o substituir ou fazê-lo você mesmo; assim como deve avisar a qualquer pessoa que estiver entrando no banheiro nesse preciso momento. Se ficar apenas com duas folhas na mão e precisar de mais, não tenha receio de pedir a alguém que esteja no WC ao lado para lhe passar um reforço por cima ou por baixo da divisão, mantendo assim a sua privacidade. Para evitar o desconforto de deparar com um rolo de papel higiénico vazio quando já for tarde de mais, habitue-se a verificar o estoque existente antes de entrar.
  5. Por água abaixo. Nunca, mas nunca se esqueça de descarregar a descarga e não custa nada dar uma olhada para ver se já foi tudo realmente por água abaixo ou se necessita de uma segunda descarga. Além disso, nunca jogue nada inapropriado no vaso, ou seja, algo que possa não descer com a água. Ninguém gosta de ver o vaso sujo no momento em que entra no banheiro, por isso, faça o favor de dar descarga e jogar o lixo no lixo.  
  6. Perfumado ou não perfumado? Evite o uso de sprays desodorizantes – mesmo que sejam específicos para o WC, a grande maioria é muito forte, deixando um rastro de perfume intenso e pesado não só no banheiro (que incomodará os ocupantes seguintes), como também no resto do escritório (o aerosol têm a tendência de flutuar e infiltrar espaços próximos, denunciando neste caso aquilo que acabou de fazer e sobre o qual provavelmente não quer falar). Os desodorizantes de vaso ou que liberam aromas suaves em determinados intervalos são opções mais agradáveis – dê a sugestão ao responsável.
  7. Entrar e sair. A regra aqui é clara como a água: trate o banheiro do escritório tal qual trata o seu WC em casa. Isto significa que deve deixar este espaço da mesma forma que o encontrou, de preferência limpo (o lugar do lixo é no lixo) e arrumado para a próxima pessoa. Sim, incluindo certos fluidos que possam respingar para todo lado e emaranhados de cabelo que caíram da sua cabeça no lavatório e no chão enquanto se penteava. Deixe a porta entreaberta para avisar quem vier a seguir que o WC está livre e lave sempre as mãos antes do banheiro. Certamente vai querer que os outros façam o mesmo, por isso, dê o exemplo.  
  8. Achados e perdidos. Existem muitas pessoas distraídas e apressadas que saem correndo do banheiro, deixando para trás joias que tiraram para lavar as mãos, maquiagem, papéis, livros, bolsas e mil e um objetos que ficam muitas vezes esquecidos no WC. Resista à tentação de cheretar algo que não seja seu, muito menos ficar com ele. Deixe onde está (a não ser que saiba exatamente a quem pertence e vá entregar) e informe quem possa tratar desse tipo de assunto.
  9. Tempo é dinheiro. Por mais tentador que o banheiro do escritório possa ser, este não deve ser o seu refúgio para contemplar a roupa que escolheu para o dia, refazer toda a maquiagem ou simplesmente sentar-se para ler uma revista. Além de ser uma quebra de raciocínio e produtividade, nos casos de existir apenas um WC, você pode ter criado uma fila de espera na porta que o seu chefe definitivamente não vai gostar de ver. Entre, faça o que tem de fazer e regresse ao trabalho.
 Fonte: picaroponto.com