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9 de janeiro de 2015

5 regras básicas para promover um ambiente de trabalho divertido e aumentar a produtividade

Em tempos de crise, quando a pressão por resultados geralmente aumenta, é difícil não ter uma equipe de trabalho estressada e desmotivada. Mas será que há alguma maneira
de o líder mudar essa situação?

Dave Ulrich
afirma que a boa liderança é aquela que inspira,empolga,envolve e dá autonomia. Ele é um dos maiores especialistas em gestão de pessoas do mundo, acredita que alguns líderes tenham perícia e sabedoria para influenciar seus próprios chefes.

Professor de negócios da Ross Scholl of Business, da Universidade de Michigan, e co-fundador do Grupo RBL, consultoria que presta serviços aos maiores executivos de RH do mundo, ele já publicou mais de 100 artigos e 20 livros sobre o assunto.

Em seu mais recente trabalho, O Código da Liderança - Cinco Regras para Fazer a Diferença (Editora BestSeller), escrito em parceria com Norm Small e Kate Sweetman , o guru afirma que as pessoas precisam de um alívio emocional para se sentirem menos estressadas e poderem criar. Cabe aos gestores ajudar a sua equipe a encontrar energias novas e promover um ambiente de trabalho divertido.De acordo com ele, um dos maiores erros que os líderes cometem hoje é o de tornarem orgulhosos e arrogantes quando deveriam ser humildes e abertos para aprenderem e saber ouvir.

Estratégias para divertir a equipe

Como cada profissional tem um perfil diferente, a forma de diversão varia de pessoa para pessoa. Por exemplo: um profissional pode achar uma piada engraçada, enquanto outro pode escutar a mesma piada e não sentir vontade de sorrir.

No entanto, é possível criar técnicas para incorporar a diversão ao ambiente de trabalho. Confira abaixo algumas delas:

1) Comemorações:

O Líder pode promover a comemoração dos aniversariantes do mês, eventos importantes para a empresa (como o aniversário da organização) e a vitória em um processo de concorrência, não só para os funcionários, mas para os clientes e familiares.

2) Eventos:

O gestor ainda pode patrocinar eventos internos, como a apresentação na empresa de peças teatrais, para promover momentos de distração que se transformem em fonte de diversão, brincadeiras no dia das crianças, para os filhos dos funcionários.

3) Recompensa e Reconhecimento:

Reconhecer o trabalho de um profissional causa motivação e alegria na equipe. Esse reconhecimento pode acontecer de várias formas, sendo uma delas a indicação do profissional para representar a empresa em uma viagem de negócios. Com isso, esse funcionário que irá representar a empresa se sentirá apreciado pelo trabalho que executa na empresa, e valorizado pela mesma.

4) Símbolos:

Promover uma forma de premiação, como um troféu com uma mensagem de reconhecimento, para aquele profissional que mais se destacou na equipe também é uma forma de motivação.

5) Exercícios Físicos

Incentivar os funcionários a praticarem atividades esportivas, como montar uma equipe para participar de corridas ou oferecer uma academia de ginástica na empresa, pode ajudar os profissionais a encontrarem mais prazer no trabalho;

O Erro:

Alguns líderes levam sua posição muito a sério e se orgulham do seu papel e status, outros encaram o trabalho com humildade, compartilhando o sucesso e reconhecendo seus pontos fracos, saber ouvir que também é uma das principais qualidades de um bom líder.

Por que fazer isso?

Quando o líder se preocupa com o bem-estar da equipe, ele faz com que essa seja mais leal e comprometida possível. Os resultados de uma gestão com esse foco são a maior satisfação pessoal com o trabalho e a maior produtividade.

As pessoas são o maior patrimônio de qualquer empresa, por essa razão e devemos dar toda a atenção. Quem não gosta de trabalhar em uma companhia que todos estejam satisfeitos e trabalhando em harmonia, com um bom ambiente, sendo valorizado e reconhecido ?

Todos nós necessitamos e somos carentes de elogios de uma maneira geral mais ainda no nosso trabalho onde ficamos a maior parte do tempo durante o dia, (normalmente só recebemos cobranças e críticas), não façamos com os outros o que não desejamos para nós.

Fonte: Administradores.com.br
Autor: Antônio Alves dos Santos