Como agendar entrevistas de vendas

Em primeiro lugar é preciso entender que a falta de interesse por parte do cliente é normal no agendamento de visitas, afinal se os clientes realmente quisessem nos receber eles ligariam para nós solicitando e mais se recebessem todos os vendedores que ligam com essa finalidade, não faria outra coisa durante o dia todo.
A VENDA ANTES DA VENDA
Aqui está o ponto onde muitos vendedores fracassam!
Quando queremos agendar uma visita para vender algo ao cliente, primeiro precisamos vender a entrevista, vender a idéia do cliente nos receber e só depois de sentar-se à frente dele é que iremos vender o produto ou serviço.
A maioria faz exatamente o contrário! Liga para o cliente vendendo um plano de previdência, por exemplo, ao invés de vender uma idéia sobre o seu futuro e a tranqüilidade do cliente... Veja outro exemplo para ilustrar:
Na forma errada o vendedor diz: _ Queria marcar uma reunião com o Sr. Para tratarmos de sua publicidade (está vendendo publicidade, gastos).
Na forma correta o vendedor diz: _ Quero marcar um horário com o Sr. Para tratarmos a respeito do seu mercado, dos seus concorrentes e de suas vendas (está vendendo a necessidade de ser atendido).
É condição fundamental para o sucesso saber marcar entrevistas, evitando assim o desperdício de tempo do vendedor e do cliente.
7 PASSOS PARA AGENDAR VISITAS:
1- Pratique a venda antes da venda, reveja sua abordagem e certifique-se de dar forte motivo para o cliente lhe atender. Lembre-se que este forte motivo não é a sua necessidade de cobrir cota;
2- Afirme que sua visita será breve e objetiva, ninguém suporta mais vendedores prolixos e confusos, para ajudar-lhe neste ponto pratique a *técnica da hora quebrada;
*Técnica da hora quebrada, consiste em agendar visitas com os clientes SEM utilizar horas exatas como 11:00h, 15:00h,..., Mas sim utilizando horas com minutos, como 11:40h, 15:35h,... Sempre faltando menos de 30 minutos para a próxima hora. Explicação: Quando um vendedor liga para você e diz que quer marcar uma reunião para as 11:00h da manhã automaticamente você imagina que esta reunião durará... uma hora , deverá ir até 12:00h e as chances de se agendar esta reunião são pequenas, pois uma hora é muito tempo e você está cheio de coisas a fazer. Agora se o mesmo vendedor ligar para você e diz que quer marcar uma reunião para 11:40h com uma voz firme e decidida, automaticamente você imagina que esta reunião durará... 20 min e as chances de se agendar esta reunião são bem maiores!
3- Não pressione logo no início, deixe claro que, visitar clientes faz parte do seu trabalho e que ele não será obrigado a comprar a menos que ele queira.
4- Aguce a curiosidade do seu cliente, não de todas as informações por telefone, diga que pessoalmente você dará mais informações.
5- Mantenha um tom de voz firme e decidido, transmita entusiasmo, nada pior do que vendedores desmotivados.
6- Use terceiros como referência sempre que for possível isto ajudará a transmitir segurança e credibilidade, como: As empresas X, Y e Z ficaram satisfeitas em me atender...
7- Não se prenda a scripts redigidos, se não estiver obtendo sucesso com um determinado cliente, mude de estratégia, use a criatividade.
Por: César Frazão
Fonte: www.cesarfrazao.com.br
1 comentários:
Boas dicas
23 março, 2011Postar um comentário