Como encontrar o ponto comercial perfeito
A escolha do ponto comercial onde vai funcionar o negócio deve ser feita com muito cuidado. Depois da definição do ramo de atuação da empresa e da elaboração do plano de negócios, o próximo passo é optarpor uma localização. Segundo André Giglio, consultor da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e da Francap – Franchising e Expansão de Negócios, duas esferas devem ser analisadas para a escolha do ponto ideal: território (ou região) e localização (ou endereço). Para escolher o ponto que irá trazer os melhores resultados, é preciso ter trabalho: “Deve-se conhecer profundamente as particularidades do negócio e mensurar as oportunidades”, recomenda.
Variáveis
Outras variáveis, no entanto, também devem ser consideradas, como demanda do mercado e potencial de crescimento, oferta e concorrência e, é claro, os custos (com aluguel, reforma, seguro, etc). Para ajudar você a escolher o “melhor” ponto, Giglio detalha cada uma dessas variáveis:
Demanda: Aqui deve-se avaliar as características da população local e das pessoas que circulam no local. Não pense somente na quantidade de pessoas, mas sim no perfil sócio-econômico desse público (faixa etária, renda, nível educacional, etc). Procure identificar os hábitos de consumo dessa população.
Oferta: É imprescindível avaliar a influência da concorrência na região. Procure saber quem é a concorrência, como ela atua e qual o espaço disponível no mercado. Muitas vezes, a presença da concorrência não é negativa e pode, por exemplo, estimular a criação de um polo de compras.
Custos: A avaliação de qual o melhor ponto para o seu negócio deve considerar as condições de uso do local, principalmente aquelas que influenciam no custo (seja no investimento inicial (reformas, comunicação, sinalização) como no custo operacional (aluguel, impostos, condomínio, etc).
Além disso tudo, antes de decidir considere também esses aspectos: visualização do local, facilidade de acesso, existência de estacionamento e aspectos da legislação local. Cada um desses fatores tem seu peso no processo de escolha do ponto. Prepare-se para dedicar o tempo que for preciso para tomar a decisão mais adequada para sua empresa.
Fonte: www.blogdosempreendedores.com.br
0 comentários:
Postar um comentário