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10 de abril de 2014

Como calcular o índice de perdas

Perdas chegue ao menor índice

Zerar as perdas é quase impossível. As empresas que iniciam o controle conseguem reduzir o índice para 2% do faturamento líquido, em média. Mas o importante é perseguir metas mais ambiciosas.

Controlar o número de perdas é um dos desafios cotidianos das lojas. E, saiba, não tem fim. Segundo Patrícia Vance, do Programa de Administração de Varejo, ligado à Universidade de São Paulo, é impossível eliminar totalmente o problema. O jeito é controlá-lo e buscar sempre o menor índice. Um estudo feito pelo Programa em 2006, com 29 empresas do Sudeste e Nordeste (1699lojas), oferece uma referência.

As empresas analisadas atuaram sobre os desvios e conseguiram atingir um índice médio de perdas de 1,97% sobre o faturamento líquido (descontados os tributos). Para Patrícia, esse resultado pode servir de parâmetro para quem está começando a administrar os prejuízos. Porém apenas como parâmetro. Algumas empresas já obtêm índices menores. Caso do Grupo Pão de Açúcar que, com o programa iniciado nos primeiros meses de 2007, conseguiu reduzir as perdas de 2,1% sobre o faturamento líquido para 1,8%.

O grupo chegou a esse resultado com um extenso programa. Fez um diagnóstico dos procedimentos de compra, transporte, abastecimento e vendas. Reorganizou processos, intensificou treinamentos e motivou a equipe com a premiação das lojas que conquistam os melhores resultados. A empreitada deu certo e, até o 3º trimestre de 2007, o grupo deixou de perder R$ 13,5 milhões. Mas nem todas as empresas conseguem começar tão bem assim. Segundo Alexandre Ribeiro, diretor da consultoria R-Dias, especializada em redução de perdas, no início dos trabalhos os índices são de 3%, em média. Baixar um ou dois pontos percentuais não é fácil. É um desafio que envolve toda a empresa, já que as perdas ocorrem de ponta a ponta e, muitas vezes, são fruto de estratégias definidas pela organização. Só para ficar nas quebras mais comuns, o problema começa no recebimento das mercadorias, com fraudes de fornecedores que não entregam o prometido. E aqui entra o erro do varejo: falta de controle sobre as entregas.

As perdas se estendem para o depósito e lojas. Manifestam-se em garrafas quebradas e latas amassadas. E se tornam graves, com os furtos realizados por funcionários e até por clientes.

ENXUTOR

Reduzir perdas a 0,80%
A rede paulista Enxuto, sete lojas, enfrentou dificuldades desde o início de seu programa, há dois anos, mas conseguiu conquistar bons resultados. Em 2007, registrou apenas 1,35% de perdas sobre o faturamento líquido, um dos mais baixos observados no setor. A intenção da empresa foi encerrar 2008 com índice entre 1,15% e 1,20% e chegar, num futuro próximo, a perdas de apenas 0,80%. Pelo menos é o que planeja Marcos Marcemiro, da área de prevenção de perdas. Segundo ele, o açougue e o hortifrúti são os setores mais críticos. Para mantê-los sob controle, a empresa treinou toda a equipe. Hoje, o pessoal de limpeza, por exemplo, só jogam no lixo produtos realmente estragados. Antes, descartava qualquer fruta encontrada no chão.

O Enxuto também iniciou um programa para reduzir a rotatividade de funcionários. Afinal, quando o empregado finalmente entende a necessidade de evitar quebras, sai da empresa e põe todo o esforço abaixo. A proposta da rede, para preservar a equipe, não foi nada comum: em vez de aumentar o salário, aumentou os deveres. “Os funcionários ganharam status de responsáveis pela seção e passaram a ganhar prêmios por resultados”, diz Marcemiro. Outra medida foi difundir a cartilha interna de prevenção. Nenhum perecível entra na loja sem antes ser autorizado pelo responsável da seção. A empresa investiu ainda no controle de fornecedores, sobretudo de perecíveis. As frutas ganharam adesivos de identificação, para evitar o registro errado de preços (acima ou abaixo do valor verdadeiro). A decisão, somada a outras, reduziu as perdas no hortifrúti em 2%. Medidas parecidas foram adotadas no açougue, que obteve redução de 3%.

ARCO-ÍRIS
Gerentes não aceitavam o programa

Quando a rede pernambucana Arco-Íris resolveu checar o processo de entrada dos produtos em suas 12 lojas, a resistência foi geral. A equipe de prevenção de perdas precisou driblar barreiras, inclusive a omissão de informações, para obter resultados. “Tivemos de dar um passo atrás e instituir reuniões mensais com gerentes e subgerentes, para verificar como estavam as quebras em suas lojas e mostrar como elas prejudicavam o resultado da empresa”, conta Joselito da Silva, gerente da rede. A Arco-Íris também escalou dois funcionários por filial para apontar problemas na abertura e no fechamento da loja: produtos danificados por ter uma exposição incorreta, balcões refrigerados com mau funcionamento, consumo excessivo de energia, etc. Silva conta ainda que foi preciso “enquadrar” fornecedores, como aqueles que entregavam carnes resfriadas em temperatura inadequada. Embora ainda não tenha dados definitivos, o gerente diz que a empresa já atingiu índice abaixo de 2% do faturamento líquido.

Calcule as perdas


Veja no exemplo prático como calcular as perdas de uma categoria, segundo método do Provar (Programa de Varejo), da Universidade de São Paulo. O mesmo raciocínio vale para medir o índice da loja e da rede.

Consideremos o seguinte exemplo:

1 - A loja mantinha 100 garrafas de vinho
2 - 90 foram vendidas
3 - 10 foram furtadas
4 - O preço de custo era de R$ 30 cada uma
5 - O preço de venda ao consumidor era de R$ 60 cada uma
Para calcular o índice de perdas é preciso:
1 - Multiplicar o preço de custo pelo número de produtos furtados (resultado: R$ 300, que corresponde ao valor da perda).
2 - Multiplicar o número de garrafas vendidas, neste caso 90, pelo preço de venda (resultado: R$ 5.400).
3 - Desse saldo, descontar os impostos sobre vendas, por exemplo 20% (resultado: R$ 4.320, o que equivale ao valor da venda).
4 - Dividir, então, o valor da perda pelo valor da venda (resultado: 0.069)
5 - Multiplicar o saldo por 100
6 - O resultado é o índice de perda de 6,9%
ÍNDICE DE PERDAS
R$ 300
__________ x 100 = 69%

R$ 4.320

Fonte: Supermercado Moderno

Quais medidas você utiliza para a prevenção de perdas na sua loja?