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21 de fevereiro de 2014

Como começar um negócio sem uma ideia inédita

“Eu não tive aquela ideia de negócio ainda, sabe?”

Sei. E sei também que essa é a desculpa que eu mais ouço de pessoas que dizem querer empreender, mas que ainda não botaram a mão na massa.

Se você realmente quer empreender, aqui vão 3 dicas de formato para você pular o momento “Eureka!” e sair do lugar:

1- Consultoria

O trabalho de consultoria varia muito de setor para setor – em alguns é mais estratégico e ligado a planejamentos, em outros puxa bastante o lado prático e aplicações.

Para quem já teve uma experiência relevante (seja por ter trabalhado ou estudado extensivamente), com certeza consultoria é uma ótima opção.

Ao mesmo tempo em que você entrega valor para o cliente, você faz novos contatos e consegue aplicar na prática novos conceitos e ideias. É um trabalho bastante desafiante, já que a cada cliente você encontra um novo cenário, com novas pessoas e novos problemas para resolver.

Para botar em prática, nada melhor do que algumas conversas com pessoas ou empresas chaves desse mercado – não é a melhor pesquisa de mercado do mundo, mas a partir disso você com certeza já pode conseguir seus primeiros clientes de consultoria.

Vantagem: por ser prestação de serviço, o custo fixo pode ser baixíssimo. Desvantagem: criar credibilidade no mercado e as metodologias de análise e aplicação da consultoria do zero.

Pré-requisito: experiência/conhecer bem a área na qual oferecerá consultoria.

2- Representação comercial

Se o mercado pelo qual você se interessa envolve compra e venda de produtos ou insumos, com certeza ser um representante comercial faz bastante sentido.

Esse é um trabalho de vendas e relacionamento muito intenso, já que você depende de ter um bom fornecedor e, claro, criar uma boa carteira de clientes.

Vantagens: estabelecimento de contatos e possibilidade de trabalho sem uma equipe. Desvantagens: dependência de um (ou poucos) fornecedores e remuneração extremamente variável.

Pré-requisito: apesar de não ser necessário ser um expert na área, é preciso um mínimo de conhecimento e um bom tino comercial.

3- Licenciamento de marca

O grande problema das duas primeiras opções é ter que começar literalmente do zero, o que traz um grande risco para o empreendedor.

Para minimizar esse risco, o licenciamento de marca se apresenta como uma ótima opção, já que traz não só uma marca estabelecida, como também os processos e modelos testados – aqui você venderá produtos ou serviços já conhecidos no mercado de uma maneira estruturada.

Além disso, Licenciadoras normalmente oferecem treinamentos profundos sobre o produto/serviço ofertado, fazendo com que você não tenha ser um mega-especialista para poder atuar no ramo.

Conclusão

Para empreendedores de 1ª viagem, esses formatos são não só uma boa alternativa, como ideias: apresentam riscos menores e ótimas oportunidades de aprendizado e até retorno financeiro.

Se você já “ouviu o chamado” e quer de fato empreender, não adianta ficar esperando o momento ideal – se você for esperar todos os sinais ficarem verdes para sair de casa, você nunca sairá.