Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

3 de janeiro de 2014

Os verdadeiros sentidos da liderança de caráter

O caráter fala mais alto do que qualquer posição ou hierarquia. Aqui está como desenvolver a verdadeira liderança

Muitas vezes lemos discussões onde temos diferentes definições de liderança brigando para ser a mais aceita pela maioria.

Uma definição de liderança implica em posição. Afirma que a pessoa na posição de liderança é o líder. Se ele é o responsável, ou está no topo, ou é o dono da bola, então ele é o líder. Sua posição é a razão porque ele têm influência sobre os outros. Isso é liderança posicional.

Mas o melhor tipo de liderança não tem nada a ver com a posição. É o que podemos chamar de liderança baseada em caráter. Líderes que adotam essa posição são líderes que optaram por adotar a mentalidade de um líder, independentemente de sua posição na organização.

Qualquer um pode ser um líder baseado no caráter. Se por um lado algumas pessoas trabalham anos para conseguir uma posição, para ter a mentalidade e o caráter de um líder você precisa apenas de 4 coisas, que podemos chamar de sentidos.


Os 4 sentidos da liderança baseada no caráter

#1. Senso de missão

O que estamos tentando fazer? Sem sucesso, não há necessidade de um líder. Liderança implica movimento. Movimento sem direção é desperdício.

Seu objetivo é fazer com que o futuro aconteça. E é a sua missão que te leva até seu objetivo. É sua missão que vai fazer com que seus esforços criem o seu futuro.

#2. Senso de urgência

Se não houver urgência, se a coisa puder ser feita sempre, amanhã ou depois, então não há necessidade de liderança.

Grandes missões são aquelas que devem ser feitas e que precisam ser feitas logo. Grandes causas devem ser alcançadas mais rápido possível. Sem um sentido de urgência você pode nunca alcançar seu objetivo.

A urgência é a chave para um excelente serviço ao cliente.
#3. Senso de responsabilidadeA responsabilidade é a compreensão não apenas de que algo deve ser feito, mas também que você deve fazê-lo.

Muitas vezes, nós não somos muito precisos ou sábios quando se trata do que devemos fazer. Nós delegamos muito ou pouco demais. Nós damos às pessoas o poder de fracassar.

Um sentido de responsabilidade objetiva é necessário para uma boa liderança.
#4. Senso de servir

Se sua missão serve apenas a si mesmo ou a uma pequena parcela de pessoas, você não tem chance de se tornar um grande líder.

Grandes líderes servem muitas pessoas em causas de valor. Grandes líderes, muitas vezes têm que superar uma grande dificuldade para conseguir servir.

Não há nenhuma grande obra, a menos que ela beneficie aos outros. Inclua apenas uma outra pessoa em seu objetivo e, nesse momento você eleva sua própria missão, liderança e responsabilidade.
Desenvolva seus sentidos

Se você não tem os 4 sentidos, não se preocupe. Você pode desenvolvê-los.
Na verdade, pessoas próximas a você podem enxergar alguns sinais desses 4 sentidos.

Por isso, encontre sua missão maior, concentre sua energia em direção e ela e você irá desenvolver os outros sentidos. Não deixe nada te parar.

Você pode fazer de 2014 o ano em que irá desenvolver todos os sentidos e se tornará um grande líder baseado em caráter.

Fonte: jornaldoempreendedor.com.br