Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

26 de dezembro de 2013

Como se preparar para um período sabático

Você já sentiu vontade de “desligar” de tudo e de todos e reorganizar a rota da sua vida? Um intervalo para se afastar totalmente da rotina e olhar para dentro é o chamado período sabático. Essa pausa estratégica para se dedicar a si mesmo pode ser tanto um recolhimento para avaliar suas escolhas, quanto uma opção por realizar um projeto pessoal. “É um período de reflexão, novas experiências, novas ideias, uma oportunidade para se ver de fora”, diz Marcelo Cuellar, diretor-executivo da Michael Page.

A necessidade de tirar um período sabático pode surgir em diferentes fases da vida. “A pessoa pode até já ter um ciclo bem desenhado com trabalho, filhos, mas se percebe numa encruzilhada, infeliz e confusa”, diz. Nesse caso, explica Cuellar, é preciso escolher um lugar onde você tenha tempo e condições para refletir. “Não necessariamente vai se isolar. Se relacionar com outras pessoas e outras culturas, muitas vezes, garante o tão esperado insight”, afirma.

De acordo com o especialista, se o período sabático for bem-feito a pessoa certamente terá respostas para vários questionamentos. “Ela pode concluir que era feliz e não sabia ou que não quer mais levar aquela vida e mudar radicalmente”, afirma.

Confira cinco dicas para planejar e aproveitar ao máximo essa pausa:

1- O primeiro passo é entender que período sabático é diferente de férias e providenciar uma reserva financeira para esse intervalo.

2- Converse e combine o afastamento com as partes envolvidas: família, chefes ou sócios, colegas e amigos.

3- Caso falte apoio das pessoas próximas, mantenha-se firme em seu propósito.

4- Tenha uma ideia prévia do que vai fazer e defina um roteiro de viagem com, no máximo, 70% de planejamento. As grandes sacadas provavelmente virão nos 30% adicionais.

5- Quando, eventualmente, tiver o click tão esperado, esteja disponível para abandonar o plano inicial e seguir um novo caminho, pois como definiu o poeta espanhol Antonio Machado: “Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao andar.”


Fonte: isto é dinheiro

Autor: Geovana Pagel