Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

5 de novembro de 2013

Certificação ISO 9001 para lucratividade

Que os benefícios da norma ISO 9001 são muitos, você, empreendedor, já deve saber.

Mas o vamos ver como esta norma internacional de qualidade pode ajudar a tornar a sua empresa mais eficiente e a conquistar novos negócios – e, por consequência, lucro.

Sua empresa tem o hábito de ouvir os clientes? Já realizou alguma pesquisa de satisfação? Se já realizou, deve ter percebido como os clientes, de um modo geral, estão dispostos a dar opinião sobre a qualidade do seu serviço/produto e até mesmo dar dicas de como sua empresa poderia atendê-los melhor.

Esta é uma excelente oportunidade para conhecer seus clientes de forma mais profunda e, após realizar as melhorias sugeridas (se for o caso), realizar novas vendas a partir das informações coletadas.

Avaliar constantemente e monitorar a satisfação dos clientes é um dos requisitos da ISO 9001.

Controle sobre não-conformidades

Para evitar que produtos cheguem defeituosos ao mercado, a ISO 9001 exige a criação de um procedimento para controle de produtos não-conformes.

Os benefícios aqui são muito óbvios. Além de reduzir o retrabalho, desperdício e suporte ao consumidor, a empresa terá clientes satisfeitos, gerando uma melhor imagem no mercado.

Conquiste novos mercados com a ISO 9001

Grandes empresas contam com centenas de micro e pequenas empresas para dar conta de suas demandas, fornecendo desde mão-de-obra a matéria-prima até itens específicos.

O que poucos sabem é que estas grandes empresas têm políticas rigorosas de controle de fornecedores, exigindo normas como a ISO 9001 como pré-requisito para uma empresa ser aceita como fornecedora.

Comunicação mais clara e assertiva

Com a ISO 9001, sua empresa vai melhorar a comunicação de requisitos de produtos e serviços ao clientes. Sua empresa deve determinar exatamente quais os requisitos do produto ou serviço – não pode haver dúvida sobre a contratação.

Tendo claro para o cliente o que está sendo vendido, sua empresa não ficará a mercê de solicitações de serviços adicionais que o cliente poderia entender que estavam inclusos – como assistência técnica, suporte ou manutenção.

Assim, sua empresa terá propostas, contratos e materiais de venda mais claros e assertivos, facilitando o processo de negociação.

Benefícios da ISO 9001 para os negócios

Ao aplicar os requisitos normativos da ISO 9001, as tomadas de decisão dentro da empresa serão mais assertivas e claras. Veja algumas ventagens:

Organização interna. As informações vão fluir dentro da organização de modo mais ordenado. Problemas que antes travavam a empresa serão identificados, tratados e eliminados.

Desempenho do negócio. A ISO 9001 vai ajudar o gestor a elevar o desempenho da empresa, tanto internamente quando perante o mercado. Atividades-chave passam a ser monitoradas.

Reputação no mercado. Ao conquistar a certificação da ISO 9001, a empresa emite ao mercado um importante sinal – a de que está preocupada com a qualidade e a melhoria contínua.

Controle do negócio. A norma propõe que a empresa se antecipe a problemas ocorridos durante os processos, antes que eles surjam. Permite visão global do negócio.

Fonte: saiadolugar.com.br